CJF avança na implantação do Sistema Eletrônico de Gestão de Pessoas*

Publicado em 18/04/2023

O Conselho da Justiça Federal (CJF) concluiu, no dia 16 de abril, uma força-tarefa para possibilitar a implementação do Sistema Eletrônico de Gestão de Pessoas (SERH). O trabalho teve início no último dia 11. O foco da atividade foi o fechamento das folhas de pagamento dos servidores. Concluída essa etapa, a nova ferramenta poderá ser oficialmente implantada no Conselho – um marco importante para o projeto na Justiça Federal.

A atividade foi realizada com servidores das Secretárias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Tecnologia da Informação (STI) do CJF e servidores do Grupo de Trabalho do SERH (GT-SERH), tendo contado com o apoio de duas servidoras da Seção Judiciária do Paraná. O trabalho realizado voltou-se para a unificação das sistemáticas dos processos de pagamento, uma vez que cada tribunal tem uma forma diferente de proceder, o que trará mais transparência e eficiência para a Justiça Federal.

O SERH será implantado em toda a Justiça Federal e é mantido e desenvolvido de forma colaborativa, com a participação de servidores de todos os Tribunais Regionais Federais (TRFs) e CJF, sob os pilares da gestão histórica das informações, da automação máxima, da racionalização dos processos e da unificação do entendimento que consolidará as regras de negócio nacionalmente. O Sistema foi desenvolvido pelo TRF da 4 Região (TRF4) e está em produção naquela Corte desde 2015.

O servidor do CJF Frederico Augusto Costa de Oliveira é o gerente do projeto nacional. Segundo ele, o SERH trará diversos benefícios para a Justiça Federal, a exemplo da otimização no uso de recursos humanos e orçamentários, na transparência dos dados, no desenvolvimento colaborativo nacional e na gestão do conhecimento.

“A maior dificuldade é a questão do entendimento, da semântica dos termos, das formas de se trabalhar. Então, a equipe tem feito o alinhamento dos processos de trabalho e definido os entendimentos pela unificação nacional. Tudo que o Conselho fizer no Sistema deverá ser adotado com o mesmo entendimento em todas as regiões”, explicou o servidor.

Ele também ressaltou os diversos desafios e salientou o engajamento e o comprometimento da equipe no projeto, o que possibilitou uma implantação efetiva no CJF: “Demos um passo importante, os desafios são enormes. A equipe está de parabéns.”

O coordenador técnico do SERH e servidor do TRF4, Christian Simões Dias, também salientou o entusiasmo do grupo envolvido com a implantação. “São servidores que acreditam no projeto. Hoje temos um time com excelentes servidores focados em tornar essa solução nacional”, pontuou.

O próximo passo da implantação no CJF será o envolvimento dos demais servidores no uso do novo sistema.

Participaram da atividade os servidores do Conselho Diogo Alves Araújo, chefe da Seção de Projetos de Softwares Corporativos (Secorp) e membro do GT-SERH; Adriana Alves Xavier Durão, subsecretária de Pagamento (Supag); Alberto Vale de Paula, Elen Carina Borges Nunes e Felipe Gomes Ribeiro, todos da Supag; além das servidoras da Justiça Federal no Paraná Sabrine de Pysklyvicz e Concianci Vieira e Ariane dos Santos Flores Ziwich.

Benefícios e normatização 

O SERH foi desenvolvido para gerenciar todos os aspectos da vida laboral de magistrados, servidores e estagiários, permitindo a administração facilitada de férias, afastamentos, benefícios, cadastro de dependentes, movimentações de lotação, folha de pagamento, consignações, entre outros.

A utilização do SERH como sistema nacional do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus foi aprovada em sessão realizada no dia 15 de março de 2021, e sua implantação em toda a Justiça Federal será concluída até o ano de 2026.

 *Fonte: ASCOM / CJF
Compartilhar: