CJF inicia inspeção ordinária do TRF2 com solenidade no Plenário da Corte

Publicado em 04/04/2022

O Conselho da Justiça Federal (CJF) iniciou nesta segunda-feira, 4, a inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 2ª Região – TRF2. As atividades serão conduzidas pela Corregedoria-Geral e serão realizadas até a sexta-feira, 8.

O presidente da Corte, desembargador federal Messod Azulay, abriu a solenidade dando boas-vindas aos magistrados e servidores responsáveis pelos trabalhos de inspeção, na pessoa do corregedor-geral e vice-presidente do CJF, ministro Jorge Mussi: “Vossa Excelência e toda a equipe da Corregedoria-Geral encontrarão prontos, e inteiramente disponíveis para atender a quaisquer necessidades, os gabinetes, os setores processantes e os setores administrativos desta casa. Desejo a todos um excelente e profícuo trabalho e uma ótima permanência na cidade do Rio de Janeiro”, declarou o desembargador.

Integraram também a mesa diretora da cerimônia os juízes federais auxiliares da Corregedoria-Geral Daniela Madeira e João Batista Lazzari. Com assento na bancada do Plenário, prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do TRF2 e o corregedor regional, desembargadores federais Guilherme Calmon e Theophilo Antonio Miguel, e os desembargadores federais Ivan Athié, André Fontes, Luiz Antonio Soares, Guilherme Couto, Ferreira Neves, Aluisio Mendes, Ricardo Perlingeiro, Simone Schreiber, Flávio Lucas e Carmem Silvia.

Do corpo de magistrados atuante na atividade de inspeção, marcaram presença no evento a desembargadora federal do TRF1 (Brasília) Gilda Seixas, os desembargadores federais do TRF3 (São Paulo) Marian Gonçalves, Nino Toldo e Luís Carlos Horiki Muta, os desembargadores federais do TRF4 (Porto Alegre) Sebastião Ogê e Luiz Carlos Canalli, e o desembargador do TRF5 (Recife) Rubens Canuto. Ainda, participaram da abertura o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Eduardo André Fernandes, e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Comissão Especial da Justiça Federal, André Andrade Vix.

Realizada bienalmente em cada um dos cinco TRFs, a inspeção na 2ª Região terá foco, desta vez, na Presidência, na Vice-Presidência, na Corregedoria Regional, nos Gabinetes dos desembargadores federais e nas seguintes unidades: Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Escola da Magistratura, Núcleo de Gerenciamento de Precedentes, Secretaria de Atividades Judiciárias, Assessoria de Recursos, Subsecretaria do Tribunal Pleno, Órgão Especial e Seções Especializadas, Subsecretaria das Turmas Especializadas, Núcleo de Magistratura, Gabinete de Segurança Institucional, Divisão de Precatórios, Coordenadoria de Distribuição, Registro e Autuação, Estatística e Sistemas Judiciais Eletrônicos .

Em sua fala, o ministro Jorge Mussi ressaltou que o objetivo da iniciativa é contribuir para o fortalecimento e para o aperfeiçoamento da cultura organizacional: “O trabalho de inspeção é feito por equipes multidisciplinares, designadas especialmente para esse fim, sendo compostas por membros das cinco regiões, o que permite uma edificante troca de experiências, que considero o ponto de maior relelevância da atividade, pois viabiliza a interoperabilidade, o alinhamento e a sistematização de melhorias para a gestão de toda a Justiça Federal”, explicou.

O magistrado destacou também os bons resultados de produtividade e de gestão obtidos pela 2ª Região,  que foram reconhecidos com a conquista do selo “ouro” do Prêmio CNJ de Qualidade, em 2021:  “Para além de eventuais levantamentos de falhas procedimentais, o propósito da inspeção é, também, divulgar e fomentar boas práticas, pois bem sabemos que é somente a partir do conhecimento e da troca de experiências de sucesso que conseguiremos melhorar a gestão de nossos recursos humanos e materiais, além de incrementar a tão desejada produtividade”, concluiu.

A partir da esquerda: Messod Azulay, Jorge Mussi, Daniela Madeira e João Batista Lazzari

 

Compartilhar: