CJF: Ministro Noronha lança publicação sobre os JEFs e preside última sessão da TNU*

Publicado em 08/03/2013

        A próxima sessão da Turma Nacional de Uniformização (TNU) acontece no dia 08 de março, às 9h30, excepcionalmente, na Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG). Esta será a última sessão da TNU presidida pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha – que deixa o cargo no dia 15 de março. Na ocasião, ele receberá uma homenagem especial dos membros do colegiado e fará o lançamento de publicação com os resultados de pesquisa sobre os Juizados Especiais Federais (JEFs).
 
Pesquisa sobre JEFs
 
        A publicação traz os resultados da pesquisa “Acesso à Justiça Federal: dez anos dos juizados especiais federais”, realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) a pedido do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os dados foram obtidos por meio de um levantamento feito em 231 JEFs de todo o país. Parte do estudo foi divulgada em setembro do ano passado, por ocasião do Seminário sobre os 10 anos dos Juizados Especiais Federais, realizado no Paraná.
        Além do tempo de processamento das ações, a pesquisa traçou um perfil dos atores que atuam nos JEFs – autores, réus, juízes, servidores, advogados e procuradores -, e a percepção desses atores sobre a prestação jurisdicional, mapeou a estrutura e forma de organização, os mecanismos de acesso, as condições em que ocorre o funcionamento dos juizados em cidades do interior e os impactos da informatização dos processos.
 
*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CJF
Compartilhar: