CJF realiza sessão no TRF2 e dá posse a Paulo de Tarso Sanseverino como membro efetivo

Publicado em 23/10/2017

Sob a presidência da ministra Laurita Vaz, o TRF da 2ª Região (TRF2) sediou na manhã da segunda-feira, 23 de outubro, a sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF). A reunião do colegiado teve início com a solenidade de posse do ministro Paulo de Tarso Sanseverino na vaga de membro efetivo do Conselho. Laurita Vaz, que conduziu a solenidade, iniciou o ato destacando o currículo do empossando, formado em Direito também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ele possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal também do Rio Grande do Sul. Seu ingresso na magistratura se deu no Tribunal de Justiça gaúcho, em 1986, como juiz de direito. Em 1999 ele foi alçado ao cargo de desembargador da mesma Corte e, em 2010, foi indicado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça: “Tenho certeza de que Vossa Excelência, como membro efetivo, muito contribuirá para as atividades deste órgão e para promover a verdadeira missão da Justiça Federal, que é a de prestar a jurisdição com equidade e celeridade”, afirmou a presidente do CJF.

Em sua breve fala, o conselheiro Sanseverino agradeceu a “acolhida calorosa” de seus pares. O empossando lembrou que, sendo filho de juiz federal [o jurista, político e professor José Sperb Sanseverino], teve a oportunidade de acompanhar a evolução da Justiça Federal nos cinquenta anos que decorrem desde a sua reinstalação, em 1967: “Recordo que a sede, em Porto Alegre, funcionava no Edifício Protetora, no centro, em instalações precárias, com servidores cedidos e dificuldades de toda sorte. Pude testemunhar o quanto o CJF contribuiu para o fortalecimento da Justiça Federal. Para mim, é uma grande honra e alegria integrar este colegiado”, garantiu.

Homenagens

Ao término da sessão, o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, prestou homenagem ao ministro Benedito Gonçalves, que, na data, encerrou sua participação como membro efetivo do CJF. André Fontes entregou a ele uma placa, em reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da Justiça Federal, tanto como conselheiro como integrante do TRF2. Ele compôs a Corte durante uma década, de 1998 até a sua posse no Superior Tribunal de Justiça, em 2008.

Por fim, a ministra Laurita Vaz agraciou, também com uma placa, o desembargador federal André Fontes. A peça foi entregue como agradecimento por abrir as portas para a reunião do CJF e pelas obras de melhoria das instalações da representação do STJ, na sede do TRF2: “Visitei hoje as instalações do nosso escritório e pude averiguar o trabalho excelente que foi realizado, para garantir as melhores condições para os nossos representantes. Igualmente quero registrar sincera gratidão, em nome dos demais membros do CJF, pela dedicação e carinho demonstrados por magistrados e servidores, que laboraram para viabilizar esta sessão”, declarou.

Composição:
Ministra Laurita Vaz (presidente)
Ministro Humberto Martins (vice-presidente)
Ministro Raul Araújo (corregedor-geral da Justiça Federal)
Ministro Benedito Gonçalves
Ministro Paulo de Tarso Sanseverino
Desembargador Federal Hilton Queiroz (presidente do TRF 1ª Região)
Desembargador Federal André Fontes (presidente do TRF 2ª Região)
Desembargadora Federal Cecília Marcondes (presidente do TRF 3ª Região)
Desembargador Federal Thompson Flores (presidente do TRF 4ª Região)
Desembargador Federal Manoel de Oliveira Erhardt (presidente do TRF 5ª Região)
Sem direito a voto:
Juiz Federal Roberto Carvalho Veloso (presidente da Ajufe)
Dr. Ibaneis Rocha (representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil)

André Fontes é homenageado com placa entregue por Laurita Vaz em agradecimento por sediar a reunião do CJF no TRF2

 

Posse do ministro Paulo de Tarso Sanseverino na vaga de membro efetivo do Conselho

 

Compartilhar: