CJF: Servidores da Justiça Federal recebem treinamento no módulo de gerenciamento de projetos do SEI*

Publicado em 06/03/2015

        O Conselho da Justiça Federal (CJF) promoveu, na última quarta-feira (4/03), o treinamento do Módulo de Gestão Estratégica do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para cerca de 20 multiplicadores do sistema na Justiça Federal. O intuito foi fazer com que esses participantes sejam capazes de gerenciar o módulo e disseminar as informações para gestores e gerentes de projetos. As aulas foram expositivas com exercícios práticos, ministradas por instrutora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelo desenvolvimento do sistema.
        Para o secretário de Desenvolvimento Institucional do CJF, Ivan Bonifacio, a iniciativa é um passo importante para começar a concretizar a estratégia da Justiça Federal para os próximos seis anos. O SEI, segundo ele, será fundamental para gerenciar os projetos do Planejamento Estratégico que devem impulsionar o alcance de metas. “Estamos reunindo as equipes de projeto de todos os tribunais para que eles conheçam a ferramenta e imediatamente comecem a utilizá-la, para que possamos acompanhar o estágio de execução dos projetos”, explicou.
        De acordo com o coordenador de Gestão por Processos do CJF e especialista na área de projetos, Leonardo Oliveira, com o sistema, o Conselho da Justiça Federal também pretende inserir dados de acompanhamento dos projetos estratégicos nacionais. “Sabemos que o SEI é o sistema que vai nos auxiliar a ter um acompanhamento desses projetos mais prático e num tempo mais preciso. A gente conseguiu integrar essas nossas necessidades no sistema e isso vai facilitar muito o trabalho, tanto dos servidores dos tribunais regionais federais quanto para os responsáveis pela área no CJF”, declarou.
        O servidor do TRF da 2ª Região, Pedro Hikaru Oishi, participou do curso no CJF e avaliou o sistema como bastante promissor para a área de projetos da Justiça Federal. “O grande diferencial desse módulo do SEI é que ele foi customizado para o Judiciário. Ele nos permite ter uma visão sistêmica e padronizada”, destacou.
        Na avaliação do assessor de Planejamento e Gestão do TRF da 4ª Região, José Carlos Bonato, a metodologia utilizada pelo sistema merece destaque. “O módulo direcionado para o gerenciamento de projetos utiliza uma metodologia uniforme. O sistema é intuitivo e de fácil acesso, criado por servidores da Justiça para ser utilizado pela Justiça”, ressaltou.
 
Acordo de cooperação
 
        Para permitir que toda a Justiça Federal utilizasse o Módulo de Gestão Estratégica do SEI, o presidente do CJF, ministro Francisco Falcão, assinou um acordo de cooperação com o presidente do TRF da 4ª Região, desembargador Tadaaqui Hirose. O documento prevê, entre outras coisas, um plano de ação com prazos para conclusão da implantação do sistema nas cinco regiões.
        Conforme o acordo, a ferramenta será utilizada apenas para dar suporte à evolução dos projetos do Planejamento Estratégico. Para a tramitação e acompanhamento de processos e documentos administrativos, o CJF continuará utilizando o Siga-Doc, sistema desenvolvido pelo TRF da 2ª Região.
Compartilhar: