Com arte e cultura, CCJF e Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica celebram a democracia com cortejo no Centro do Rio

Publicado em 06/09/2023

A 2ª edição da Parada 7 • A Parada da Arte, acontece na próxima quinta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, com concentração às 15h, em frente ao CCJF, na Cinelândia.

A expo-parada, que reúne artistas plásticos, músicos, autores, dançarinos e poetas, vai até a Praça Tiradentes, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

 

 

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica realizarão, no dia 7 de setembro de 2023, a 2ª edição do projeto ‘Parada 7 • A Parada da Arte’. Comemorando o Dia da Independência do Brasil e a vitória da democracia em nosso país, será realizado um Cortejo-Parada entre a Cinelândia e a Praça Tiradentes, reunindo artistas plásticos, músicos, atores, dançarinos, poetas e demais artistas que levarão para a rua arte e canto pela democracia. A concentração se iniciará às 15h, em frente ao CCJF, na Cinelândia, e está previsto sair às 16h rumo a Praça Tiradentes, chegando ao Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. O cortejo reunirá as mais diferentes linguagens artísticas, além de todos aqueles que lutam pela democracia e pela cultura nacional.

A ideia é que a Parada 7 vire tradição nas ruas do Centro do Rio. Na exposição a céu aberto deste ano, foi dada ênfase aos artistas performáticos de rua e às intervenções urbanas cujas obras estarão sendo realizadas ao longo desse trajeto. Além de ritmistas e teatro de rua, todas as formas de expressão são bem-vindas na Parada. Diferente do ano passado, em que todos estavam sob uma forte pressão política, esse ano a expo-parada será, antes de tudo, uma celebração, trazendo as pautas políticas mais significativas dos dias de hoje: o meio ambiente, os povos originários, as religiões de matriz africana, o movimento LGBTQIAS+, o movimento antifascista, a distribuição de renda e a igualdade social.

A partir de um grupo de artistas e coletivos convidados pela curadoria do evento, a Parada 7 se abre para a participação de todo artista que queira se integrar ao cortejo-exposição. Importante ressaltar que, do ponto de vista curatorial, o formato de cortejo vai aproximar o evento do carnaval — manifestação cultural mais popular do planeta —, tirando a arte das galerias e museus e levando-a para o convívio e celebração popular.

Curto histórico: Em 2022, foi realizada a exposição Parada 7 que reuniu, em mostra que ocupou as duas instituições, 150 artistas de todo o Brasil para celebrar e defender a democracia. Como parte da inciativa, no dia da inauguração, 7 de setembro, foi realizado um Cortejo-Parada entre os dois espaços reunindo o mundo da arte que levou para a rua seu universo de criação: música, dança, teatro, artes visuais e poesia.

A Parada 7 • A Parada da Arte é a parada da arte contemporânea que acontece em diálogo direto com a rua e as pessoas que ali transitam que são convidadas a se juntar ao evento. A parada defende a democracia e a cultura, trazendo para o ‘aqui e agora’ a arte que tem a potência de propor novos horizontes para o país e para o planeta. O intuito é tornar um evento anual do Rio de Janeiro, fazendo com que o diálogo entre carnaval e artes plásticas invada a data nacional brasileira: arte e política juntas pela liberdade.

Confira mais informações sobre a Parada 7 • A Parada da Arte.

Atendimento à imprensa:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
E-mail: imprensa.ccjf@trf2.jus.br
Telefone: (21) 3261-6432

SERVIÇO:

Data: 7/9
Horário: 15h
Público-alvo: público em geral
Valor: gratuito
Local: Cinelândia em frente ao CCJF ao Centro Municipal de Artes Helio Oiticica

Centro Cultural Justiça Federal:
Endereço: Avenida Rio Branco 241, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: 55 21 3261-2550

*Fonte: CCJF

Compartilhar: