Comitê de Equidade Racial e de Gênero da SJRJ promove exibição gratuita do filme Auto de Resistência, no CCJF*

Publicado em 16/11/2023

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero da Seção Judiciária do Rio de Janeiro exibirá o documentário “Auto de Resistência”, dia 17 de novembro, sexta-feira, às 17h30, na sala de Cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), na Av. Rio Branco, 241, Centro. O evento será aberto ao público e gratuito.

Após o filme, haverá debate sobre racismo estrutural com a coordenadora do movimento Mães de Manguinhos, Ana Paula Oliveira, a diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, e a promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Rosa Ribeiro. A mediação ficará a cargo do juiz federal Carlos Adriano Miranda Bandeira, presidente do Comitê.

Durante o debate, serão abordados os desdobramentos judiciais desses casos, sob os olhares das vítimas e dos integrantes de órgãos institucionais e não governamentais, bem como as causas e as possíveis soluções para o problema.

 

Mês da Consciência Negra: Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero da SJRJ promove exibição gratuita do filme “Auto de Resistência”, dia 17/11, às 17h30, no CCJF

 

Lançado em 2018, o documentário dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho investiga o fenômeno dos “autos de resistência”, termo utilizado pela polícia para casos em que civis são mortos em operações policiais. No filme, mães de vítimas de “autos de resistência” contam suas experiências e como se organizam para reivindicar a investigação adequada das mortes de seus filhos e acompanhar julgamentos em tribunais do júri.

O Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero da Seção Judiciária do Rio de Janeiro foi instituído em maio de 2021, com membros designados por votação, e tem como objetivo estabelecer ações que promovam a igualdade racial e de gênero na Instituição, eliminando o racismo e todas as formas de discriminação.

*Fonte: SJRJ

Compartilhar: