Conselheiro do CNJ participa de entrega de certificados a alunos da primeira turma do curso de formação de conciliadores do TRF2

Publicado em 27/11/2014

       O conselheiro do CNJ e desembargador federal do TRF2 Guilherme Calmon participou, no dia 27 de novembro, da solenidade de entrega de certificados a treze servidoras formadas na primeira turma do “Curso de Formação de Conciliadores”, realizado pelo TRF2 em parceria com a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf). O evento foi realizado no prédio da Justiça Federal do Rio de Janeiro, onde desde a segunda-feira, 24, vêm sendo realizadas audiências programadas pelo Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRF2 (NMCSC2) para a Semana Nacional de Conciliação: “É importante a parceria com os gestores do Judiciário, para o sucesso da iniciativa do CNJ, que visa à concretização dos direitos pela via da Conciliação”, afirmou Guilherme Calmon, durante a cerimônia de entrega dos certificados, que foi prestigiada também pelo diretor da Seção Judiciária fluminense, juiz federal Carlos Lugones, pela juíza federal Cristiane Chmatalik, que atua na coordenadoria do NMCSC2, e pelos juízes federais Fábio Barros, Gabriela Arruda, Marcel Corrêa e Mariana Bellotti.
       Assim como a Semana Nacional de Conciliação, o Curso de Formação de Conciliadores é um projeto do CNJ implementado nos estados pelos tribunais brasileiros. Prevista pela Resolução 125, de 2010, a programação inclui quarenta horas de aulas, sendo vinte teóricas e vinte práticas. Qualquer pessoa, mesmo sem formação na área jurídica, pode participar.
       Na primeira turma do curso realizado pelo TRF2, autoridades e pesquisadores apresentaram aos participantes técnicas e conceitos da conciliação. A programação foi concluída com a realização do fórum “Desafios da Conciliação com o poder público”. Na ocasião, a professora da FGV/PR e doutora pela UFPR, Luciane Moessa de Souza, o desembargador federal José Ferreira Neves (diretor do NMCSC2) e a juíza federal Marcella Nova Brandão foram os debatedores. Ao longo do curso, foram discutidos temas como a “moderna teoria do conflito” e “introdução aos meios adequados de administração e resolução de conflitos”. “O terceiro facilitador e comunicação conciliatória” e “Fundamentos da negociação e introdução ao processo de conciliação. Etapas. Preparação para a conciliação I”.
Fábio Barros, Gabriela Arruda, Mariana Bellotti, Marcel Corrêa, Carlos Lugones, Guilherme Calmon e Cristiane Chmatalik
Fábio Barros, Gabriela Arruda, Mariana Bellotti, Marcel Corrêa, Carlos Lugones, Guilherme Calmon e Cristiane Chmatalik
Compartilhar: