Cooperação interjurisdicional: revista JC de novembro traz artigo do presidente do TRF2

Publicado em 10/11/2023

A edição de novembro da revista Justiça e Cidadania traz artigo do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, sobre a criação dos colégios de presidentes dos tribunais dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O FOJURJ, Fórum dos Tribunais do Estado do Rio de Janeiro, congrega o TRF2, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro; e o FOJURES, Fórum dos Tribunais do Estado do Espírito Santo, reúne o TRF2, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, o Tribunal Regional do Trabalho da 17a Região e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

No texto, o magistrado discorre sobre as propostas dos dois acordos de cooperação interinstitucional, que permitirão a realização de ações coordenadas entre as casas de justiça, nas áreas jurisdicional e administrativa.

A expectativa é que, com as parcerias, seja possível tornar mais rápida, eficiente e econômica a solução de ações envolvendo temas comuns dos quatro ramos da Justiça. E, também, disseminar boas práticas em gestão, compartilhar projetos, recursos tecnológicos, e somar esforços em iniciativas para a promoção da cidadania e dos direitos fundamentais.

A publicação, que tem ainda, entre as pautas, matéria sobre a fala do ministro Luís Roberto Barroso no seminário “Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos”, realizado no final do mês de setembro no CNJ, pode ser lida gratuitamente no link https://www.editorajc.com.br/edicao/279/.

 

Compartilhar: