Cooperação: sistema de gestão de documentos digitais do TRF2 será implantado no TJ do Rio

Publicado em 17/12/2013

       O presidente do TRF2, desembargador federal Sergio Schwaitzer, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, e o diretor do Foro da Seção Judiciária Federal fluminense, juiz federal Guilherme Lugones, assinaram convênio de cooperação técnica que assegura à Justiça Estadual acesso à tecnologia desenvolvida pela Justiça Federal da Segunda Região para gestão de documentos administrativos eletrônicos. Nos termos do convênio, será implantado no TJ do Rio o sistema Siga-Doc, que controla a criação, assinatura, tramitação e arquivamento de expedientes e processos administrativos digitais.
        A celebração do convênio foi realizada no dia 17 de dezembro, no gabinete da desembargadora Leila Mariano. O documento destaca, na cláusula das metas, que o sistema Siga-Doc visa a “racionalizar as rotinas administrativas e o ciclo documental administrativo” e a “garantir a disponibilidade da informação governamental na hora e local exatos, atendendo às necessidades de órgãos e administrações”. Resumindo, a  implantação da ferramenta não é só mais ecológica e economicamente responsável, por eliminar a impressão de papelada administrativa, mas também garante mais eficiência ao trabalho, permitindo a transmissão da informação imediatamente após ela ter sido produzida: “Considero que a maior vantagem do programa é a de possibilitar a comunicação dos atos da Administração aos juízes com notável rapidez. Isto é muito importante”, ressaltou Sergio Schwaitzer durante a assinatura do convênio, do qual participaram autoridades dos dois tribunais, além dos signatários do convênio.
        O sistema Siga-Doc é um software livre que opera com certificação digital, tendo sido criado pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicações da SJRJ. Desde 2007, o programa vem sendo usado na Segunda Região. De lá para cá, ele vem sendo constantemente aperfeiçoado.
         Em 2010, o Siga-Doc obteve as melhores notas em uma avaliação de sistemas de gestão eletrônica de documentos realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). “Estamos profundamente gratos ao TRF2. Esta ferramenta, que recebemos generosamente, é uma grande aquisição para a Justiça do Estado”, declarou Mário Henrique Mazza, juiz auxiliar da Corregedoria do TJ do Rio de Janeiro, durante a assinatura do acordo de cooperação com a Justiça Federal.
Leila Mariano, Sergio Schwaitzer e Guilherme Lugones assinaram o convênio
Leila Mariano, Sergio Schwaitzer e Guilherme Lugones assinaram o convênio
Compartilhar: