Corregedor regional da 2ª Região participa de fórum de corregedores da Justiça Federal em São Paulo*

Publicado em 09/02/2022

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou, na terça-feira (8/2), o Fórum Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça Federal. A reunião foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça Federal e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, e contou com a presença do corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Theophilo Miguel, além dos corregedores regionais dos demais Tribunais Regionais Federais (o corregedor regional do TRF3, desembargador federal Luiz Stefanini; o corregedor regional do TRF4, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior; o corregedor regional do TRF5, desembargador federal Élio Wanderley de Siqueira Filho; e o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional do TRF1 Náiber Pontes de Almeida, representando o corregedor regional).

O encontro foi realizado de forma híbrida, com magistrados presentes na sala de reuniões do Gabinete da Presidência e outros convidados por videoconferência.

O ministro Jorge Mussi e os corregedores dos cinco TRFs abordaram, entre outros temas, a ampliação dos Tribunais Regionais Federais, determinada pela Lei nº 14.253/2021, e os procedimentos de aferição do merecimento. Na ocasião, Jorge Mussi também destacou a implementação do TRF6, as questões relacionadas ao trabalho remoto e as dificuldades enfrentadas com os honorários periciais. “Temos um problema muito preocupante no tocante às perícias atrasadas e estamos buscando uma solução até de ordem política”, acrescentou.

Por fim, o Fórum expediu manifesto sobre a preocupação com a demora no deslinde da questão orçamentária para custeio das perícias judiciais, tendo em vista o represamento das causas previdenciárias que pressupõem análise técnica/pericial para o seu julgamento.

O corregedor-geral da Justiça Federal revelou ter ficado entusiasmado com o debate. “Foi uma reunião extremamente produtiva. O judiciário, o Brasil e o mundo passam por uma situação de profunda transformação por causa da covid-19, e, neste momento, somos tripulantes de um mesmo barco e caminheiros de uma mesma senda”, afirmou.

Participaram também do encontro os juízes federais em auxílio à Corregedoria-Geral da Justiça Federal Daniela Pereira Madeira e João Batista Lazzari; o juiz federal em auxílio à Presidência do TRF3 Eurico Zecchin Maiolino; os juízes federais em auxílio à Corregedoria Regional da 3ª Região Marisa Cláudia Gonçalves Cucio e Paulo Ricardo Arena Filho; os juízes federais Roberto Lemos dos Santos Filho e Leonardo Estevam de Assis Zanini; e a secretária da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Denise Tângari.

Leia a íntegra do manifesto emitido pelo Fórum Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça Federal.

*Com informações do CJF e do TRF3

Compartilhar: