Corregedora Regional da JF da 2ª Região visita SJES

Publicado em 12/06/2023

Corregedora Regional Letícia De Santis, Des. Fed. Luiz Antonio Soares e Ferreira Neves, magistradas e magistrados de Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, e o juiz auxiliar Marcel Corrêa

 

A corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello, e o juiz federal em função de auxílio à Corregedoria, Marcel da Silva Augusto Corrêa, visitam, nesta segunda-feira, dia 12, a Seção Judiciária do Espírito Santo.

Pela manhã, a corregedora e o juiz auxiliar estiveram na Vara Federal de Serra, onde acontece, até o dia 16, correição ordinária no juízo e nos setores administrativos.  Os magistrados foram recebidos pelos juízes federais Bruno Dutra e Caio Souto Araújo, respectivamente titular e substituto da VF-Serra, além do diretor de secretaria Miele Picoli Haese e demais servidores.  O presidente da Subseção de Serra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ítalo Scaramussa Luz, também acompanhou a visita.

Acompanham a visita da corregedora e do juiz auxiliar à Seccional capixaba o diretor e o vice-diretor do foro da SJES, respectivamente juízes federais Rogerio Moreira Alves e Américo Bedê Freire Júnior.

A corregedora regional da JF da 2ª Região entre o diretor e o vice-diretor do foro da SJES, dos juízes da VF-Serra, Bruno Dutra (titular) e Caio Souto Araújo (substituto), o juiz auxiliar da Corregedoria, Marcel Corrêa, e o presidente da OAB- Subseção de Serra, Ítalo Scaramussa Luz

 

Reunião e espaço para diálogo

Na parte da tarde, a corregedora e o juiz auxiliar da Corregedoria reuniram-se com magistradas e magistrados da Subseção Judiciária de Vitória, no Prédio Sede.  Também presentes ao encontro, os desembargadores federais Luiz Antonio Soares e José Ferreira Neves Neto.

Falando sobre sua vinda ao Espírito Santo, assim como sua ida aos Fóruns da Venezuela e da Rio Branco, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, a corregedora afirmou que sua ideia é propor uma “gestão dialógica”.  “Nós temos desafios comuns no Rio e aqui, temos a questão de estarmos nos transformando em uma justiça previdenciária, então, uma alteração grande desse quadro é a compreensão de que os juízes fazem quase o impossível com recursos humanos muito limitados, tendo que lidar com esses desafios dentro do que nós já conhecemos de um fluxo cada vez maior de processos da Justiça Federal”.

“A ideia é abrir espaço para o diálogo e, nesse sentido, também assegurar aos magistrados uma gestão cooperativa, no que nós podemos fornecer de apoio para que o trabalho se desenvolva melhor”, disse Letícia De Santis.

A magistrada assegurou que pretende vir a todas as correições agendadas durante sua gestão à frente da Corregedoria.  “Esse momento com o magistrado daquela vara tem sido muito importante. Várias ideias, várias questões relacionadas a boas práticas surgem daí e podem depois ser levadas como ideias mais abrangentes ou universalizadas em outras correições. Quero estar mais próxima do Espírito Santo o tempo todo em todos os sentidos”, finalizou.

Esta é a primeira visita da corregedora à Seccional capixaba após sua posse, em 14/4/2023.

A corregedora recebeu, das mãos do seu autor, juiz federal Ronald Krüger Rodor, um exemplar autografado do livro “Memória Institucional da Seção Judiciária do Espírito Santo”
Compartilhar: