Desembargadora aposentada Liliane Roriz toma posse no IAB no dia 11 de dezembro

Publicado em 09/12/2013

        A desembargadora federal aposentada do TRF2, Liliane do Espírito Santo Roriz de Almeida, tomará posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no dia 11 de dezembro, às 18h, no Plenário do Instituto, na Avenida Marechal Câmara 210, 5º andar, no Centro do Rio.
 
O IAB*
 
        O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) é a instituição máxima do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil, criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843, sendo a entidade responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil.
        O IAB, no período imperial se tratava de um órgão governamental, consultado pelo Imperador e seus auxiliares diretos, como também pelos Tribunais, para auxiliar com seus pareceres, as mais importantes decisões judiciais. Além disso, colaborava por intermédio de seus integrantes na elaboração de leis que governariam o País.
        Na própria nascente República, o IAB praticamente cessou suas atividades internas para redigir a primeira Constituição republicana (1891). Por conseguinte, até meados do século XX, grande parte do sistema normativo, bem como o melhor pensamento jurídico pátrio transitaram pelo IAB, além de organizar os advogados como entidade de classe.
        Apenas na década de 1930, com a criação da OAB, é que o Instituto deixou de se preocupar com especificidades da categoria dos advogados e direcionou seus esforços em sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil.
        Atualmente, o IAB tem atuado tanto junto aos Poderes da República, em especial no Legislativo, contribuindo com pareceres sobre os projetos de leis, bem como colaborando com as diferentes Comissões legislativas que por vezes solicitam a experiência e o conhecimento acumulado do Instituto.
        Embora o IAB possua sede na cidade do Rio de Janeiro o Instituto tem âmbito nacional, e os diferentes Institutos de Advogados nos entes federados são entidades parceiras do IAB.
 
*Fonte: IAB 
Compartilhar: