Diretor-Geral do NPSC2 ministra aula do Curso de Conciliadores Judiciais com a participação de magistradas da 2ª Região

Publicado em 10/11/2023

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), por meio da Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), cumprindo o cronograma do Curso de Formação de Conciliadores Judiciais, ministrou na terça-feira (7/11), aula presencial referente à Unidade IV do Curso de Conciliadores Judiciais.

Na oportunidade, o Diretor-Geral do NPSC2, desembargador federal Luiz Antônio Soares, juntamente com as juízas federais convocadas em auxílio ao Núcleo, Cristiane Chmatalik e Aline Miranda, ministraram a aula sob o tema “A Atuação do Conciliador”, na qual foi realizada uma discussão acerca de princípios e ferramentas inerentes a prática conciliatória, assim como seus preceitos éticos.

Ao final do encontro, foram realizadas simulações nas quais os conciliandos foram divididos em grupos e, sob auxílio dos tutores, puderam praticar o que é esperado em uma audiência de conciliação real.

 

Participantes do Curso de Conciliadores Judiciais. Ao centro, a juíza federal Aline Miranda, o Diretor-Geral do NPSC2, desembargador federal Luiz Antônio Soares, e a juíza federal Cristiane Chmatalik

 

 

Sobre o curso

Ministrado com base em material pedagógico elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponibilizado pela Escola de Mediação da 2ª Região, o curso está sendo realizado no período de um ano e seis meses, considerado desde o início da parte teórica até o final da parte prática.

Ao término do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de: manejar com eficiência as ferramentas dos métodos não-adversariais de solução de conflitos; e atuar baseados no código de ética dos conciliadores, de modo a agirem como terceiros facilitadores da comunicação nas audiências, promovendo uma verdadeira autocomposição.

A Parte Teórica do curso tem formato híbrido, composta de AVA (ambiente virtual de aprendizagem), na plataforma Moodle, aulas presenciais (sede da Escola – Rua do Acre, 80 ou na Av. Almirante Barroso, 78 – Centro – RJ) e através da plataforma Zoom. Já a parte prática do curso corresponde ao estágio supervisionado, mediante a participação em audiências reais.

A certificação se dará ao final da conclusão e aprovação da etapa teórica e da conclusão de ao menos 60 (sessenta) horas de estágio. O certificado será fornecido mediante relatório final do estágio e termo de compromisso.

Compartilhar: