Em visita à Corte, corregedor nacional de Justiça conhece Boas Práticas aplicadas no TRF2

Publicado em 04/10/2022

Na tarde desta segunda-feira, dia 3 de outubro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Messod Azulay, recebeu visita institucional do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça Luiz Felipe Salomão. O encontro aconteceu no Gabinete da Corregedoria do TRF2 e contou com a presença também do corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Theophilo Antonio Miguel, do vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, e das juízas federais em auxílio à Corregedoria Maria Cristina Kanto e Lívia Maria de Mello.

A partir da esquerda: desembargador federal Theophilo Antonio Miguel, juíza federal Maria Cristina Kanto, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, juíza federal Lívia Maria de Mello, desembargador federal Messod Azulay e ministro Luiz Felipe Salomão

 

A Corregedoria Nacional de Justiça iniciou este ano uma série de visitas a tribunais do país com o propósito de conhecer mais de perto as Boas Práticas implantadas pelas Corregedorias locais. Em âmbito federal, o TRF2 é o primeiro órgão a ser visitado pelo ministro. Na ocasião, o magistrado Theophilo Miguel juntamente com a sua equipe apresentaram ferramentas que contêm dados estatísticos, desenvolvidas pela Corregedoria do TRF2 em parceira com o Núcleo de Estatística/Nuest.

Na exposição, inicialmente, foi apresentada a ferramenta “Relatório unificado para Inspeção e Correiçao”, a qual permite aferir a situação em que se encontra a unidade, sobretudo quanto aos seus principais dados estatísticos correcionais: cumprimento de metas, acervo, processos parados, entre outros.

Em seguida, houve a apresentação da ferramenta “Painel de Desempenho dos Juízos”, que traz uma visão global das unidades, possibilitando o controle correcional permanente e acompanhar as unidades em situação deficitária, as quais são notificadas para apresentação de plano de gestão ou auxiliadas. Por fim, a ferramenta “Painel de Desempenho dos Magistrados”, que permite aferir a produção de atos judiciais por período.

Todas as ferramentas tornam possível o controle de dados estatísticos em tempo real, com histórico, ao público interno e externo.

 

Assessor da Corregedoria do Tribunal, Roberto Marcelo, explanando sobre as funcionalidades de cada ferramenta de Boas Práticas

 

As boas práticas estão disponíveis na página da Corregedoria do TRF2.

Compartilhar: