Emarf: A Constituição Militar foi tema da abertura do I Curso de Direito das Funções Militares

Publicado em 22/09/2009

        A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) realizou no dia 22 de setembro, no auditório do TRF2, para uma platéia composta por magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes, a abertura do “I Curso de Direito das Funções Militares”, cujo primeiro encontro abordou “A Constituição Militar”.
Na ocasião, o General-de-Exército Rui Alves Catão, Comandante Militar do Leste, abordou “Os Princípios Constitucionais da Hierarquia e da Disciplina”. Em seguida, o  juiz federal Marcelo Leonardo Tavares falou sobre as “Situações Constitucionais de exceção controlada: Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio”. Por fim, fechando o primeiro dia, o Major-Brigadeiro-do-Ar Elcio Picchi, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), abordou “As Funções Constitucionais Militares”. A mesa também contou com a presença da Vice-Presidente do TRF2, desembargadora federal Vera Lúcia Lima, do desembargador federal Sergio Feltrin e do desembargador federal Guilherme Calmon.

Marcelo Tavares, Sergio Feltrin, Elcio Picchi, Vera Lúcia Lima, Rui Alves Catão e Guilherme Calmon

Marcelo Tavares, Sergio Feltrin, Elcio Picchi, Vera Lúcia Lima, Rui Alves Catão e Guilherme Calmon

Magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes prestigiaram o evento

Magistrados, militares, advogados, servidores e estudantes prestigiaram o evento

A programação do “I Curso de Direito das Funções Militares” terá continuidade nos dias 23, 28, 29 e 30 de setembro, no auditório do TRF2 (rua Acre 80, 3º andar, centro do Rio), das 9h às 13h. No dia 23 de setembro, por exemplo, a Constituição Militar continuará a fazer parte do programa. Abrindo os trabalhos, o Advogado da União Cláudio Geoffroy Granzotto falará sobre “Ex-Combatentes: FEB e outras intervenções”. Em seguida, o Procurador do Estado do Rio de Janeiro Fernando Barbalho abordará “Questões relevantes sobre os Militares dos Estados e do Distrito Federal”. Por fim, o Advogado da União Nelson Duccini discorrerá sobre a “Responsabilidade civil do Estado por atos praticados por militares”.
No terceiro dia do curso, 28 de setembro, a questão a ser destacada será o “Regime Jurídico do Militar: Graus, Equilíbrio e Renovação”. Na ocasião, o Major-Brigadeiro-do-Ar Raul José Ferreira Dias falará sobre “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo da Aeronáutica”. Já o Comandante Ricardo Amaral tratará do tema “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo da Marinha”. Por fim, será a vez do Major Julio Marcelo Fernandes D´Ávila Costa que abordará “Postos e graduações: condições de permanência no serviço ativo do Exército”.
No dia seguinte, 29 de setembro, o programa do curso prevê a continuidade da discussão acerca do Regime Jurídico do Militar. O Vice-Almirante Gilberto Max Rossé Hirschfeld falará sobre a “Polícia Judiciária Militar”. Já a Advogada da União Rosilene Moreira Cárdias Santaguida discorrerá sobre a “Remuneração dos Militares”. Fechando os trabalhos, será a vez do Advogado da União Roberto Carlos Rocha Kayat abordar “Aspectos da exclusão do serviço ativo: reserva, reforma e licenciamento”.
Por fim, no dia 30 de setembro, último dia do curso, o programa privilegiará o tema “Sanções e Estratégias”. Na ocasião, o Ministro Carlos Alberto Marques Soares ministrará palestra sobre “Crimes militares e transgressões disciplinares”. “O Regime Jurídico da Lei de Anistia” será abordado pelo desembargador federal Guilherme Couto de Castro. E fechando o curso, o professor doutor Francisco Carlos Teixeira falará sobre “O papel estratégico das Forças Armadas na construção das políticas brasileiras”.
O Curso de Direito das Funções Militares é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet: www.trf2.gov.br/emarf na parte de cursos pelo portal de inscrições. Os magistrados federais podem fazê-las pelo módulo do CAE também na internet. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O evento, que integra o cronograma de 2009 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização – CAE para magistrados federais da 2ª Região, conta com o apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

Compartilhar: