Emarf: CEJ/CJF, Enamat e Escola da Magistratura da França realizam curso de formação de formadores*

Publicado em 26/08/2013

        De 26 a 30 de agosto, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove o curso de Formação de Formadores em parceria com a Escola Nacional da Magistratura da França, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamat) e a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf). As atividades serão realizadas nas instalações da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
        Os participantes do curso de Formação de Formadores foram indicados pelo CEJ e pela Enamat. São mais de 20 juízes que atuam como formadores nas escolas de magistratura e magistrados ou técnicos das escolas que trabalham como organizadores da formação. Durante o evento, eles poderão obter bases teóricas, metodológicas e pedagógicas para concepção, implementação e avaliação de programas de formação inicial e continuada, de modo a atender às especificidades que caracterizam a formação profissional especializada.
        As atividades do curso serão conduzidas por duas magistradas francesas que atuam na formação de magistrados na Escola Nacional de Magistratura da França, Anne-Marie Morice e Catherine Grosjean. A abordagem do curso será prática, com participação ativa de todos os alunos em cada etapa do programa. Entre os tópicos a serem desenvolvidos, estão: abordagem teórica da formação de adultos; especificidades da formação de magistrados; qualidade, competências e conhecimentos dos magistrados; objetivos da formação, concepção e desenvolvimento de um programa pedagógico; entre outros.
 
Novo modelo pedagógico
 
        O modelo pedagógico da Escola Nacional da Magistratura da França está sendo utilizado como referência pelo CEJ/CJF pela sua reconhecida excelência em matéria de formação de magistrados. A formação de formadores é uma etapa da consolidação do modelo pedagógico trazido pela Resolução CJF n. 233/2013, que atualizou o Plano Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais (PNA). Em novembro de 2012 houve uma bem sucedida experiência de formação de formadores, promovida pelo CEJ e a Enamat e, devido a esse êxito, foi proposta nova edição do curso.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CJF
Compartilhar: