Emarf e CCJF apresentam debate sobre Imprensa e Judiciário com Ricardo Boechat e Renato Machado

Publicado em 25/10/2010

        “Todos têm direito, em completa igualdade, a um julgamento justo e público por um Tribunal independente e imparcial”. A partir da premissa expressa no artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) realizaram, no dia 25 de outubro, na antiga Sala de Sessões do STF no CCJF, para uma platéia de magistrados – em especial os 12 novos juízes federais substitutos da 2ª Região, empossados no dia 14 de outubro no TRF2 -, servidores e advogados, o debate “Imprensa e Judiciário”.
        Na ocasião, os jornalistas Ricardo Boechat (Grupo Band) e Renato Machado (Organizações Globo) abordaram questões como: a credibilidade do Poder Judiciário nos dias atuais, o papel da imprensa na cobertura da indicação de magistrados para atuar em Tribunais Superiores, a importância de órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, e o cuidado com que a Imprensa deve ter com relação a divulgação de notícias relativas a investigados pela Justiça. O encontro foi aberto pela diretora-geral da Emarf, desembargadora federal Maria Helena Cisne, e a mediação do debate ficou a cargo do juiz federal Marcelo Tavares.
 
Ambientação dos novos juízes
 
        O debate integra o curso de ambientação dos novos membros da magistratura federal da 2ª Região, elaborado pela Emarf e homologado pela pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ele compõe-se de diversos módulos, cujo objetivo é, de acordo com as palavras da desembargadora federal Maria Helena Cisne, colaborar para que os novos magistrados sejam “juízes inteiros, conhecendo a instituição da qual fazem parte”. O currículo do curso inclui técnicas de conciliação, de relacionamento com outras instituições públicas, com a imprensa e com o jurisdicionado e o estudo do código de ética da magistratura.
        O evento, que integrou o cronograma de 2010 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização (CAE) para magistrados federais da 2ª Região, contou com o apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).
 
Ricardo Boechat, Marcelo Tavares e Renato Machado
Ricardo Boechat, Marcelo Tavares e Renato Machado
Compartilhar: