Emarf e CJF: Seminário sobre Agências Reguladoras, Serviços Públicos e Direito do Consumidor continua nesta quinta (26/9) no auditório do TRF2

Publicado em 26/09/2013

        A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), em parceria com o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), realizaram na manhã do dia 26 de setembro, no auditório do TRF2, no Centro do Rio, para uma plateia de magistrados, servidores, advogados e estudantes, mais uma etapa do seminário sobre “Agências Reguladoras, Serviços Públicos e Direito do Consumidor”. O evento acontece no TRF2 (Rua Acre, 80) até o dia 27 de setembro.
        Abrindo o encontro do dia 26, o promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Magalhães Martins, falou sobre “A tutela do direito de informação e a proteção do consumidor de serviços públicos”. Em seguida, foi a vez do professor doutor Luiz Henrique Cademartori (Universidade Federal de Santa Catarina) abordar o “Poder regulador e hermenêutica administrativa”. Por fim, fechando a parte da manhã, o professor doutor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) Sérgio Guerra discorreu sobre as “Agências reguladoras e mecanismos de controle”. A presidência da Mesa ficou a cargo do juiz federal e professor da Puc-Rio Firly Nascimento Filho.
 
Sérgio Guerra, Luiz Cademartori, Firly Nascimento e Guilherme Martins
Sérgio Guerra, Luiz Cademartori, Firly Nascimento e Guilherme Martins
 
Programação
 
        O objetivo do encontro, que está sob a coordenação científica da juíza federal Helena Elias Pinto, é capacitar magistrados, em especial aqueles que atuam nas varas cíveis, com informações atuais e relevantes ao exercício de suas funções, além de aprofundar a análise e pesquisa do estudo de casos.
        O intuito é que ao final do evento os participantes tenham condições de exercer melhor essa competência na Justiça Federal de 1ª e 2ª instâncias, além de aplicar as informações atualizadas sobre temas do direito do consumidor aos serviços públicos e à atividade regulatória do Estado, com base na doutrina nacional e internacional.  
        O encontro contará ainda com diferentes palestras e debates sobre as agências reguladoras. Participarão, ao todo,  140 pessoas, entre eles magistrados federais, promotores, procuradores da República, professores universitários, advogados, servidores do Judiciário e estudantes de Direito.
        Confira a programação da parte da tarde do dia 26/09*:
 
26 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA
 
14h      Poder normativo das agências reguladoras
ALEXANDRE ARAGÃO
Professor Doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 
Atividade Regulatória da ANP à luz da jurisprudência do  Superior Tribunal de Justiça (STJ)
ALEXANDRE FERREIRA DE ASSUMPÇÃO ALVES
Professor Doutor da  Univerdade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e da Universidade do  Estado do Rio de Janeiro – UERJ
 
Regulação concertada: questões polêmicas à luz da jurisprudência
ROBERTO CORREIA DA S. G. CALDAS
Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
 
Presidente de Mesa e debatedora
HELENA ELIAS PINTO
Juíza Federal. Professora Doutora da Universidade Federal Fluminense
 
17h     Encerramento
Local do evento
Rua Acre, 80 – Centro   Rio de Janeiro/RJ – 3º Andar
 
Mais informações podem ser adquiridas pelo www.cjf.jus.br/cjf/eventos/agencias-reguladoras ou pelo email eventos@cjf.jus.br.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CJF
Compartilhar: