Estudantes das Universidades Estácio de Sá e Unisuam participam de visita guiada no TRF2

Publicado em 11/10/2023

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu hoje, 11/10, dois grupos de estudantes de graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (campus Centro) e da Universidade Augusto Motta (Unisuam) para realização de uma visita guiada às dependências da Corte.

Os alunos, conduzidos pelos professores Thiago Souza (Estácio de Sá) e Taiara Giffoni (Unisuam), foram recepcionados pela equipe da Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial da Presidência (Aric), que deu início à visita pela Galeria de Retratos dos Desembargadores. Na sequência os estudantes conheceram o Salão Nobre e o Plenário, momento em que assistiram ao vídeo institucional que aborda a história, estrutura e os serviços prestados pelo Tribunal.

 

Na foto, Estudantes da Estácio e da Unisuam conhecendo a Galeria de Retratos e o Salão Nobre.
Estudantes da Estácio e da Unisuam conheceram a Galeria de Retratos e o Salão Nobre

 

Na sequência, o juiz federal Fabrício Fernandes de Castro, titular da 19ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, realizou uma palestra abordando questões relativas à Justiça Federal, à carreira da Magistratura, à composição do quadro de desembargadores do TRF2 e aos critérios para se chegar a esse cargo. O magistrado questionou os estudantes sobre seus interesses após a conclusão do curso, destacando as amplas possibilidades de trabalho que a formação em Direito proporciona, tendo orientado os alunos sobre algumas formas de preparação para concursos, seja para a Magistratura, seja para outras carreiras.

 

Na foto, o Juiz federal Fabrício Fernandes de Castro palestrando para os universitários da Estácio e da Unisuam.
Juiz federal Fabrício Fernandes de Castro palestrou para os universitários da Estácio e da Unisuam

 

Dando sequência à palestra, o juiz federal abordou questões pertinentes aos 35 anos da Constituição da República Federativa do Brasil, os objetivos a que o Direito serve, destacando que, como operadores do Direito, deve-se zelar pela democracia, usando a razão e a argumentação jurídica e a lógica.

Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir à sessão de julgamento da 1ª Turma Especializada, que trata de matéria penal, presidida pela desembargadora federal Simone Schreiber.

 

Na foto, Acompanhados pelos professores Thiago Souza (Estácio de Sá) e Taiara Giffoni (Unisuam), estudantes conhecem o Plenário do TRF2.
Acompanhados pelos professores Thiago Souza (Estácio de Sá) e Taiara Giffoni (Unisuam), estudantes conheceram o Plenário do TRF2

 

Visita guiada no TRF2

Coordenada pela Aric, a visita guiada ao TRF2 é destinada a grupos de estudantes de escolas e universidades, além de delegações nacionais e estrangeiras, com o objetivo de apresentar a estrutura organizacional do Tribunal e proporcionar uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Conheça a página “Visitas Guiadas ao TRF2” no portal do Tribunal e saiba como obter instruções e efetuar o agendamento.

Compartilhar: