Estudantes de Direito visitam o TRF2

Publicado em 15/09/2015

Na tarde da última terça-feira (15/09), um grupo de 40 estudantes do Curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em São Gonçalo, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A visita, organizada pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial do TRF2, começou com a participação do grupo numa sessão de julgamento da 2ª Turma Especializada.

Na ocasião, o desembargador federal André Fontes, presidente da 2ª Turma, falou sobre a relevância da iniciativa. “Gostaria de destacar aos futuros advogados, juízes e promotores a importância dessa oportunidade de visitar o Tribunal: conhecendo desde a forma peculiar de falar dos magistrados e advogados em sustentação oral, até as vestimentas especiais, como a toga, que é usada desde os tempos dos tribunais romanos como uma forma de uniformizar, evitando que a aparência possa interferir no julgamento”, explicou o desembargador.

Depois de acompanhar a sessão – da qual participaram também a desembargadora Simone Schreiber e o desembargador Antonio Ivan Athié –, o grupo visitou o Plenário do TRF2 e a Galeria dos Presidentes da Corte. O encerramento da visita foi feito pelos juízes federais Carlos Guilherme Lugones e Flávio Oliveira Lucas, que atuam em auxílio à Presidência do TRF2.

O magistrado Guilherme Lugones saudou os estudantes e aproveitou para falar sobre a Justiça Federal, diferenciando-a, por sua competência, da Estadual e das justiças especializadas. Ele explicou como ela se divide e como tem sido conduzida a interiorização das varas federais. Lugones destacou ainda as vantagens que a implantação do processo eletrônico tem trazido tanto para os cidadãos, como para os operadores do Direito.

O juiz Flávio Lucas, em sua fala, contou a história da criação dos TRFs, pela Constituição Federal de 1988, como instância recursal da Justiça Federal, em substituição ao extinto Tribunal Federal de Recursos, que ficava em Brasília, e como isso trouxe essa instância para mais perto do cidadão. Ele falou também sobre a criação dos Juizados Especiais Federais enquanto um avanço decisivo nessa aproximação.

Flávio Lucas ressaltou também a importância da experiência única desses alunos em terem contato com a aplicação do Direito. “Eles tiveram a oportunidade de presenciar a diversidade de opiniões, e como o trabalho de um Colegiado é um exercício contínuo de aprender a conhecer e respeitar a opinião do outro”, afirmou.

Na mesma linha, Guilherme Lugones lembrou que é justamente na diversidade que se mostra a beleza do Direito. “Sempre há a possibilidade de divergência. A interpretação, a argumentação e o debate são a base do Direito. E é no julgamento do caso concreto que se mostra a importância do papel do magistrado, que representa o humanismo na condução das decisões”, pontuou.

O professor Phelipe Valente, que coordena o projeto Direito em Movimento da Universo, achou a visita tão gratificante e proveitosa para seus alunos que pretende trazer novos grupos de estudantes a cada semestre. “Aqui eles viram na prática o que escutam em sala de aula. Isso é muito importante”, concluiu.

O encerramento da visita foi feito pelos juízes federais Carlos Guilherme Lugones e Flávio Oliveira Lucas
O encerramento da visita foi feito pelos juízes federais Carlos Guilherme Lugones e Flávio Oliveira Lucas
Estudantes do Curso de Direito da Universo conheceram o Plenário do TRF2
Estudantes do Curso de Direito da Universo conheceram o Plenário do TRF2
Compartilhar: