Estudantes de escola estadual conhecem um pouco do TRF2 em visita guiada

Publicado em 20/03/2024

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu hoje, 20/3, 14 (quatorze) estudantes do Ciep 450 – Emiliano Di Cavalcanti, localizado em Niterói/RJ, para realização de uma visita guiada às dependências da Corte.

Acompanhados por Natalia Caride, coordenadora pedagógica, e pelos professores Marcia Marrocas (Língua Portuguesa), Nielly Brum (Língua Inglesa) e Vitor Pimenta (Geografia), os alunos foram recepcionados pela equipe da Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial da Presidência (Aric), que deu início à visita pela Galeria de Retratos dos Desembargadores. Na sequência, os estudantes conheceram o Plenário e receberam orientações sobre o concurso da Magistratura Federal.

Após a conversa, seguiram para o auditório, onde assistiram ao vídeo institucional sobre a história do TRF2 e participaram de palestra sobre o funcionamento da Corte, a sistemática do estágio no TRF2, as competências da Justiça Federal e a sua diferença da Justiça Estadual.

Por fim, os alunos foram divididos em 3 (três) grupos, a fim de participarem da simulação de uma audiência, em que foi utilizado o caso que abordou a construção de um viaduto vegetado para que micos atravessassem uma estrada construída no Norte Fluminense.

 

Alunos visitam a Galeria de Retratos do TRF2.
Alunos visitam a Galeria de Retratos do TRF2

 

Alunos participam de palestra sobre o TRF2.
Alunos participam de palestra sobre o TRF2

 

Simulação de audiência com a participação dos alunos visitantes.
Simulação de audiência com a participação dos alunos visitantes

 

Alunos e professores reunidos no Plenário do TRF2.
Alunos e professores reunidos no Plenário do TRF2

 

Visita guiada no TRF2

Coordenada pela Aric, a visita guiada ao TRF2 é destinada a grupos de estudantes de escolas e universidades, além de delegações nacionais e estrangeiras, com o objetivo de apresentar a estrutura organizacional do Tribunal e proporcionar uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Conheça a página “Visitas Guiadas ao TRF2” no portal do Tribunal e saiba como obter instruções e efetuar o agendamento.

Compartilhar: