Estudantes e professores da Cidade de Deus participam de programa educativo na Justiça Federal do Rio de Janeiro

Publicado em 10/06/2011

        A Justiça Federal do Rio de Janeiro recebe o primeiro grupo de estudantes e educadores da Cidade de Deus nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, no Foro da Avenida Rio Branco. O grupo do Colégio Estadual Embaixador Dias Carneiro vai participar do Programa educativo “Conhecendo a SJRJ”.
        A escola se inscreveu no Programa durante o primeiro evento itinerante da futura Casa de Direitos, realizado no dia 30 de abril naquele bairro. O projeto Casa de Direitos é fruto de Acordo de Cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério da Justiça, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região e outras instituições. O objetivo é oferecer à população de comunidades pacificadas os serviços prestados pelos juizados especiais, bem como assistência jurídica gratuita.
        No dia 30, além do lançamento do projeto com a presença de autoridades estaduais e federais, foi realizada uma audiência pública com os moradores da Cidade de Deus, para identificar as demandas da população. Os serviços que serão oferecidos pelas instituições parceiras estarão alinhados com o resultado dessa audiência. A montagem da estrutura física da Casa ficou a cargo da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, com a qual as instituições participantes assinaram acordo de cooperação técnica.
 
Audiência simulada
 
        Na ocasião, a Justiça Federal apresentou o projeto “Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro”, criado pela Seção de Relações Públicas da primeira instância para alunos do ensino médio. Os alunos passam uma tarde no Foro da Avenida Rio Branco e aprendem sobre a estrutura e o funcionamento da instituição, bem como sobre o seu papel social. O roteiro também inclui uma conversa informal com um juiz federal, simulação de uma audiência judicial, visita guiada ao Centro Cultural Justiça Federal e lanche.
        Os estudantes ainda ganham exemplares da Constituição Federal e, o educador responsável, um DVD institucional, com o qual poderá aprofundar, na sala de aula, as informações recebidas. O transporte de ida e volta entre a escola e a Seção Judiciária fica por conta da parceria com a Fetranspor.
 
Região pacificada
 
        A Cidade de Deus conquistou a paz há menos de dois anos. O bairro que já foi considerado um dos mais violentos do Rio, recebeu, em 2009, uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na solenidade do dia 30 de abril, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou importância da iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro. “Esta é hoje uma região ocupada pela paz. Não se trata de uma simples ocupação territorial, mas da presença efetiva do Estado, oferecendo perspectivas de cidadania e de reparação de direitos lesados.”
        O Programa educativo da SJRJ,  que já existe há cinco anos, está em plena sintonia com a linha do projeto Casa dos Direitos. Conforme a supervisora da Seção de Relações Públicas, Íris Souza Dantas de Farias, “os jovens precisam muito receber noções de cidadania e, dentre esses conhecimentos, estão os relacionados ao Poder Judiciário, que é muito desacreditado entre a população pobre. Os jovens precisam ampliar sua consciência e servir de multiplicadores na comunidade, com os pais, os amigos”.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa – JFRJ
Compartilhar: