Ex-presidente do STF Ellen Gracie abrirá seminário “25 anos da Justiça Federal da 2ª Região”

Publicado em 19/03/2014

                A criação dos Tribunais Regionais Federais marcou uma grande inovação na história republicana do Brasil, já que a distribuição das Cortes por cinco capitais facilitou, como nunca antes, o acesso do cidadão à segunda instância da Justiça Federal. Nesse mesmo espírito de celebração dos avanços sociais, o TRF2 vai abrir o seminário “25 anos da Justiça Federal da 2ª Região”, no dia 27 de março, com palestra  da primeira mulher a presidir o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no biênio 2006-2008. A ministra aposentada Ellen Gracie vai apresentar, às 9 horas, a conferência “Retrospectiva da Constituição de 1988 e os Tribunais Regionais Federais”.
                O seminário faz parte da programação que o TRF sediado no Rio de Janeiro preparou para marcar a passagem do seu jubileu de prata. O evento vai discutir o papel do juiz como gestor e vai promover o debate sobre questões de Direito Administrativo, Tributário e Penal, comparando a evolução das demandas judiciais no último quarto de século. A ideia é que cada mesa conte com um palestrante para discorrer sobre os temas mais comuns em 1989 e que, em seguida, outro painelista fale sobre a realidade atual. Entre os dois, haverá sempre um mediador a quem caberá dar uma visão global de cada assunto.
                Os debates ficarão a cargo de nomes importantes do cenário jurídico nacional, como o corregedor geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Lima, o presidente do TRF2, desembargador federal Sergio Schwaitzer, o vice-presidente, desembargador federal Poul Erik Dyrlund, o advogado, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Ricardo Lodi, o procurador regional da República Rogério Nascimento e os desembargadores federais André Fontes, Abel Gomes, Guilherme Calmon, José Antonio Lisbôa Neiva, Aluisio Mendes, Marcus Abraham, Paulo Barata e Sérgio D`Andrea Ferreira.
                A coordenação científica do “Seminário 25 anos da Justiça Federal da 2ª Região” é assinada pelo desembargador federal Ricardo Perlingeiro e pela diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação (SED) do TRF2, Lenora Schwaitzer. O evento integra a programação do Mestrado em Justiça Administrativa (PPGJA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Inscrições

         O seminário será aberto a magistrados, servidores do Poder Judiciário, advogados, operadores do direito, pesquisadores e estudantes universitários. As inscrições são gratuitas, já estão abertas  e podem ser feitas pelo site https://www10.trf2.jus.br/eventos/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: seminario25anos@trf2.jus.br.

Compartilhar: