Exposição Por Um Fio: Oficina-Instalação de Bordados ocupa o CCJF de 19/11 a 22/1/23*

Publicado em 16/11/2022

A partir do dia 19 de novembro o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta a oficina-instalação Por Um Fio. A exposição é um convite ao encontro entre mulheres e trocas de saberes através do gesto ancestral de bordar. A proposta é aprender e praticar o bordado de palavras e desenhos, dentro de uma temática que contorna o corpo da mulher, o feminino e a maternidade. A oficina-instalação convida a todas: experientes ou aprendizes, quem já pratica o bordado, ou quem nunca teve contato com a técnica para as oficinas (programação abaixo).

Nesta edição, teremos um intercâmbio entre bordadeiras da cidade e da zona rural, com a presença de Elza Santiago (Bordadeiras da Coroa/ RJ) e do Ateliê Arte em Comum (Brejal/ Petrópolis), além da participação do coletivo Mães de Manguinhos e de outras coletivas de bordados do Rio. Mhyrna Boechat, do Coletivo em Silêncio, estará presente na mesa de bordados com proposições poéticas para o desenvolvimento de desenhos e palavras compartilhados entre mãos bordadeiras.

“A mesa inclui uma grande variedade de cores e materiais e a atividade se desenvolve em processo de aprendizagem mútua e trocas afetivas. O contato com esse gesto que retoma a experiência mais cotidiana e familiar, retoma também a intensidade do momento da passagem intergeracional dessa técnica. O encontro com a memória corporal do movimento das mãos e a produção de um registro no tecido evoca e atualiza sensações remotas, seja pelo ato de cuidado cotidiano ao cerzir peças, seja pelo ato inventivo e expressivo de produzir novas peças, o que desperta a vivência de uma temporalidade de cuidado e acolhimento.” (Mhyrna Boechat, em 2022).

Na abertura da instalação, às 16h, receberemos a bailarina e performer Lais Castro, com a performance Sucessivos Presentes (classificação indicativa de 18 anos). Lais é performer e bailarina negra, nascida e criada na Zona Oeste, que traz para seu trabalho questões relativas ao corpo periférico.

Na sala anexa à oficina-instalação, o filme Fade Out do Olhar traz reflexões acerca das noções de centro e periferia, também de autoria de Lais Castro.

A oficina-instalação será montada no espaço expositivo do primeiro andar do CCJF: uma longa mesa, com tecidos, linhas, adereços, agulhas, miçangas, etc. Durante a ação, as convidadas são envolvidas na atividade do bordar a partir dos seus diversos níveis de experiência, com facilitação de Elza e Mhyrna. Uma mesa com café e bolo completará a atmosfera, em um ambiente intimista, um convite para o café da tarde, onde as pessoas se juntam para conversar.

Ao final da exposição, haverá um encerramento com entrega de bordados dedicados às Mães de Manguinhos.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura – 19 nov, às 15h

Performance
Sucessivos Presentes: 19 nov, às 16h
– bailarina e performer: Lais Castro
– classificação: 18 anos

Oficinas

– 19 nov 22, das 15h às 19h
– 1º dez 22, das 14h às 19h
– 15 dez 22, das 14h às 19h
– 22 jan 23, das 14h às 19h
– classificação: livre

Encerramento – 22 jan 23, às 18h

SERVIÇO:

Abertura: 19 de novembro de 2022, às 15h

Período de visitação: 19 de novembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023

Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h

Local: Gabinete de Fotografia – Avenida Rio Branco 241, 1º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: (21) 3261-2550

Valor: gratuito

Curadoria: Coletivo em Silêncio

Coordenação e produção: Mhyrna Boechat, Paula Gorini e Paula Maracajá

FICHA TÉCNICA

Por Um Fio é um projeto do Coletivo em Silêncio.

Coordenação e produção: Mhyrna Boechat, Paula Gorini e Paula Maracajá

Convidades: Ateliê Arte Em Comum, Elza Santiago, Lais Castro e Mães de Manguinhos.

Arte: Rodrigo Romano.

Foto: Leonardo Lopes.

Apoio Institucional: Centro Cultural Justiça Federal; Instituto Goethe Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal de Petrópolis.

*Fonte: CCJF

Compartilhar: