Fojurj: TRF2, Emarf e Emerj firmam parceria para promover curso de capacitação aos juízes

Publicado em 26/09/2023

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, a desembargadora federal Carmen Silvia de Arruda, representando o diretor-geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), desembargador federal Reis Friede, e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, reuniram-se nesta terça-feira, 26/9, para formalizar uma parceria entre as duas instituições de ensino.

O encontro contou, ainda, com as presenças do juiz federal auxiliar da Presidência da corte, Alfredo Jara Moura, e do procurador da República, professor de Direito Processual Civil e membro do Comitê Executivo da Rede Nacional de Cooperação Judiciária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Antonio do Passo Cabral.

 

Quatro magistrados se reuniram no TRF2 e dois de forma remota.
O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do TRF2.

 

Com o mesmo propósito, o presidente do TRF2 deverá se reunir na quarta-feira, 27, com os diretores-gerais das Escolas da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), respectivamente os desembargadores Leonardo da Silveira Pacheco e Daniela Bandeira.

O convênio entre os centros de formação e aperfeiçoamento de magistrados se alinha com os propósitos do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), instituído em agosto deste ano, com as assinaturas dos presidentes do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon; do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador João Ziraldo Maia; e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho.

Entre as linhas de ação definidas pelo fórum, está o programa de integração entre as Escolas Judiciais do estado fluminense. A proposta é firmar termos de cooperação entre as academias judiciais oficiais, a fim de promover cursos de capacitação para os juízes das casas de justiça contratantes, com uma programação baseada em atividades conduzidas por profissionais especializados em temas estratégicos. Seguindo essa orientação em estabelecer parcerias entre as escolas judiciais, na reunião desta terça-feira (26), foi levantada a ideia em realizar o primeiro seminário, que inicialmente ficou previsto para dezembro deste ano no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).

Fojures

Em novembro, a parceria interinstitucional deverá ser levada para o Espírito Santo, o outro estado integrante da Justiça Federal da 2ª Região. Em reunião realizada em setembro, o presidente Calmon e os presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Fabio Clem de Oliveira; do Trabalho da 17ª Região, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina; e do Eleitoral capixaba, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, reuniram-se para tratar da implantação do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Espírito Santo (Fojures).

Compartilhar: