Fojurj: TRF2, TRE-RJ e TRT1 discutem cooperação para promover curso de capacitação

Publicado em 27/09/2023

Em continuidade à reunião ocorrida ontem, dia 26/9, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, juntamente com o juiz federal auxiliar da Presidência Alfredo Jara Moura, reuniu-se, nesta quarta-feira, 27/9, com os diretores-gerais da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (EJUD1), desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, e da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargadora Daniela Bandeira, além de servidores de suas respectivas equipes.

 

Em pé, Leonardo da Silveira Pacheco, Guilherme Calmon e Daniela Bandeira.
Leonardo da Silveira Pacheco, Guilherme Calmon e Daniela Bandeira

 

 

Foto da reunião envolvendo representantes do TRT1, TRE-RJ e TRF2
Reunião entre representantes do TRT1, TRE-RJ e TRF2

 

Na ocasião, foi apresentada a minuta do termo de cooperação entre as Escolas de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e discutida a promoção de ações de capacitação para os juízes das Casas de Justiça, de forma integrada. Além disso, foi abordada a importância da parceria entre os órgãos no que tange ao compartilhamento de informações, para conferir mais agilidade jurisdicional e administrativa às cortes. Ainda, com o propósito de inaugurar as atividades em parceria, foi reforçada a ideia de realizar um seminário de cooperação jurídica, com previsão de ocorrência neste ano.

O convênio entre os centros de formação e aperfeiçoamento de magistrados se alinha com os propósitos do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), instituído em agosto deste ano, com as assinaturas dos presidentes do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon; do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador João Ziraldo Maia; e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho.

Fojures

Em novembro, a parceria interinstitucional deverá ser levada para o Espírito Santo, o outro estado integrante da Justiça Federal da 2ª Região. Em reunião realizada em setembro, o presidente Calmon e os presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Fabio Clem de Oliveira; do Trabalho da 17ª Região, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina; e do Eleitoral capixaba, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, reuniram-se para tratar da implantação do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Espírito Santo (Fojures).

Compartilhar: