Frederico Gueiros despede-se da magistratura

Publicado em 10/07/2012

         O desembargador federal Frederico Gueiros participou na segunda-feira, 9 de julho, de sua última sessão como membro da Sexta Turma Especializada do TRF2. No final da semana, o decano do TRF2 despede-se da toga, aposentando-se após mais de 23 anos de atuação na Corte.  Frederico Gueiros é o último magistrado ainda em atividade a integrar a primeira composição do TRF2, instalado em 30 de março de 1989.
         Pernambucano de Recife, o desembargador foi corregedor da Justiça Federal da Segunda Região no período de 1998 a 2001 e foi vice-presidente do TRF2 no biênio 2003-2005. No biênio 2005-2007, exerceu a presidência do Tribunal onde ingressou em vaga destinada ao quinto constitucional para membros da OAB. 
          Antes, desde sua formatura em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro) até a posse no cargo de desembargador federal, Frederico Gueiros militou ativamente na advocacia.

Sobre o colega Frederico Gueiros

 

           “Com que galhardia Frederico Gueiros ajudou a escrever a história deste Tribunal! Exerceu sua nobre função com consciência de que daquele que se arvora em juiz dos juízos alheios exigem-se sabedoria, para, ante a lei, descobrir-lhe o espírito, e, no processo, distinguir a verdade formal da verdade verdadeira; bondade, para ver naquele a quem está julgando não apenas alguém que errou, mas um ser humano, com suas limitações, seus erros, suas angústias, seus medos atávicos; humildade, para, reconhecendo a sua própria fragilidade, vítima também de suas inseguranças, de suas perplexidades, permita-se voltar sobre seus próprios passos, convencendo-se de que errou; criatividade, vendo em si um solucionador de conflitos e não um adorador do processo; coragem, para não se acovardar ante o poderoso, a quem, todavia, deverá conceder o que postula se o Direito estiver do seu lado;  de igual forma, o destemor de negar ao fraco a sua pretensão se o Direito não a ampara; equanimidade, porque a “Justiça equânime é a mais nobre de todas as Justiças”.

Maria Helena Cisne, desembargadora federal presidente do TRF2

 

            “O desembargador federal Frederico Gueiros conquistou projeção ímpar na  Justiça Federal , traçando para si e para o bem da judicatura e do povo brasileiro uma carreira assinalada pela dignidade, pelo brilhantismo, pela autoridade e pela altivez que são a marca dos homens probos, que não fazem concessões em questões de caráter.
           Nosso decano deixa a magistratura e deixa para o país o paradigma do grande magistrado e do diligente e competente administrador, que,  tanto na lavra dos seus decisuns quanto na gestão da Corregedoria Regional, da Vice-Presidência e da Presidência da Justiça Federal da Segunda Região, desempenhou seu dever com o mesmo supino zelo, equilíbrio e denodo.
           Com a aposentadoria de Frederico Gueiros, encerra-se uma etapa na história do Tribunal Regional Federal da Segunda Região, que, por outro lado, renova-se e consolida-se no cenário das instituições públicas nacionais, inspirado pelo exemplo dos grandes juízes que o fundaram.”

André Fontes, desembargador federal corregedor Regional da Justiça Federal da Segunda Regional

 

 

         “O último dos moicanos… O decano “mais jovial” do Tribunal Regional Federal da Segunda Região… O  inigualável defensor dos direitos humanos e fundamentais… O marido de Vera, pai e avô exemplares…E, acima de tudo, um humanista. Após mais de vinte e três anos na condição de desembargador do TRF da Segunda Região, é chegada a hora de mais uma passagem na vida deste pernambucano, o dr. Gueiros –  como me acostumei a chamá-lo desde que o conheci no início de 1993, época da posse dos juízes do Segundo concurso para a magistratura federal nesta Região.  É chegado o momento de sua aposentadoria como magistrado do Poder Judiciário brasileiro, deixando aberto um vazio que nunca será preenchido…
         Há pessoas que marcam nossas vidas com exemplos altamente positivos, e que reforçam a nossa crença de que é sempre possível continuar a sonhar com um mundo melhor, mais justo, mais ético, mais humano. Fred Gueiros é um desses principais exemplos. Sua marca na Justiça Federal é para a eternidade. Além de exímio julgador, com uma formação jurídica e humanista sem igual, a atuação ética, transparente, elegante e eficiente do desembargador Gueiros sempre será lembrada.”

Guilherme Calmon, desembargador federal presidente da Sexta Turma Especializada do TRF2

 

         “O Ministério Público Federal deseja render homenagem ao ilustre desembargador federal Frederico Gueiros, pela sua  brilhante carreira na Justiça Federal da Segunda Região, que ora se encerra em razão de sua aposentadoria.
          Sua excelência deixa a magistratura amado pelos servidores da Corte e admirado por todos que tiveram  o  privilégio  de  conhecê-lo  e  de exercer os seus ofícios junto à egrégia Sexta Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região. Magistrado firme, porém sereno. E a serenidade é a marca dos homens fortes e seguros de suas convicções.  Exibiu  em  suas  notas,  largos conhecimentos  jurídicos,  que  engrandeceram  a  jurisprudência  do Tribunal. O excepcional senso de justiça foi a patente de sua judicatura. Frederico Gueiros deixa a  magistratura  com  a certeza do dever cumprido.                                           
        Desejo-lhe, nesta despedida breve, sucesso na nova fase da vida  que ora se inicia.”<br>

Celmo Fernandes Moreira, procurador regional da República em atuação na Sexta Turma Especializada do TRF2

Compartilhar: