Fundação Escola da Defensoria Pública do RJ sediará no dia 07/12 lançamento de livro de coautoria de Aluisio Mendes

Publicado em 30/11/2015

O desembargador federal – presidente da 5ª Turma Especializada do TRF2 – e professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa) Aluisio Gonçalves de Castro Mendes lançará no dia 07 de dezembro, na Fundação Escola da Defensoria Pública do RJ – Fesudeperj (Av. Marechal Câmara, 314, 4º andar, Centro-RJ), o livro “Repercussões do Novo CPC – Defensoria Pública”. José Augusto Garcia de Sousa (Defensor Público no Estado do Rio de Janeiro e professor da Uerj e da FGV/RJ) é o coordenador do extenso trabalho que resultou na obra, que integra a coleção “Repercussões do novo CPC”, coordenada por Fredie Didier Jr. (Advogado, professor e autor, co-autor ou organizador de mais de 30 livros sobre diversos temas, principalmente Direito Processual Civil).

Segundo José Augusto Garcia de Sousa, “um dos grandes temas do novo CPC é sem dúvida a Defensoria Pública. Em harmonia com a relevância constitucional da instituição, o novo código deu-lhe um título específico (arts. 185 a 187) e vários papéis de destaque, entre eles a participação ampla no incidente de resolução de demandas repetitivas, uma das maiores inovações do estatuto. Ao todo, são quase seis dezenas de dispositivos referindo-se expressamente à instituição ou a seus membros. O CPC de 2015 reconhece plenamente a essencialidade da Defensoria e conta com ela para materializar as normas fundamentais do processo civil”. E o livro “Repercussões do Novo CPC – Defensoria Pública” – continuou – “contém 28 artigos cobrindo as mais diversas perspectivas relacionadas à atuação da Defensoria Pública no processo civil, aí compreendidos os métodos consensuais. Também a gratuidade de justiça ganhou bastante espaço”.

O lançamento do livro “Repercussões do Novo CPC – Defensoria Pública” na Fesudeperj terá início às 17h e haverá sessão de autógrafos.

Serviço:

Lançamento do livro “Repercussões do Novo CPC – Defensoria Pública”

Coordenador da obra: José Augusto Garcia de Sousa

Coordenação da coleção: Fredie Didier Jr.

Autores: Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, Aluísio Iunes Monti Ruggeri Ré, Cleber Francisco Alves, Daniella de Albuquerque Magnani, Diego Martinez Fervenza Cantoario, Diogo Esteves, Eduardo Cambi, Fabio Schwartz, Felipe Kirchner, Felippe Borring Rocha, Fernanda Tartuce, Franklyn Roger Alves Silva, Frederico Rodrigues Viana de Lima, Fredie Didier Jr, Guilherme Freire de Melo Barros, Gustavo Augusto Soares dos Reis, Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, Gustavo Santana Nogueira, Humberto Santarosa Oliveira, José Augusto Garcia de Sousa, José Aurélio de Araújo, Larissa Clare Pochmann da Silva, Leonardo Faria Schenk, Marco Antonio dos Santos Rodrigues, Nagib Slaibi Filho, Patrícia Magno, Priscila Sutil de Oliveira, Rafael Alexandria de Oliveira, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, Rogério B. Arantes, Susana Cadore Nunes Barreto, Thiago de M. Q. Moreira, Thaís Boia Marçal e Tiago Fensterseifer.

Data: 07 de dezembro de 2015

Local: Fundação Escola da Defensoria Pública do RJ – Fesudeperj (Av. Marechal Câmara, 314, 4º andar, Centro-RJ)

Horário: 17h

Compartilhar: