Integração: TRF2 e SJRJ lançam novo serviço de teleatendimento processual que funciona através de telefone único

Publicado em 30/07/2014

          Dando continuidade ao processo de integração e regionalização das unidades de Tecnologia da Informação (TI) da 2ª Região, o TRF2 já disponibiliza um novo serviço de teleatendimento processual que fornecerá ao público em geral e, em especial, ao deficiente visual, informações precisas sobre os processos físicos e eletrônicos do Tribunal e da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) através de um único telefone: (21) 3218-6700.
 
          O sistema funciona de segunda a domingo, 24 horas (exceto sextas, das 19 às 22 horas) e permite a qualquer usuário que disponha de um aparelho telefônico ou fac-símile acesso aos andamentos dos processos judiciais de forma interativa.
 
           Ao ligar para o número do Teleatendimento, a ligação será atendida pelo computador, com voz digitalizada, que solicitará ao requisitante que digite uma das teclas correspondentes à opção desejada: Informações sobre processos da Justiça Federal de 1º grau no Rio de Janeiro ou do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Após a escolha, o computador apresentará as opções “Informação via Voz” ou “Para Fax”.
 
          A implantação do novo serviço, além de efetivar a primeira consulta integrada de processos eletrônicos e físicos, disponível para o Tribunal e para a Seccional do Rio de Janeiro, representa uma modernização do antigo serviço de teleatendimento, cujos equipamentos e a própria tecnologia já estavam obsoletos.
 
           A implantação do novo serviço de teleatendimento processual contou com a participação dos setores de telefonia da SJRJ, além dos de Sistemas e Infraestrutura do TRF2.
       
Regionalização
        A disponibilização desse novo serviço de teleatendimento processual faz parte de um conjunto de ações visando a integração das unidades de TI da 2ª Região, processo que ganhou força a partir da publicação, pela Presidência do tribunal, da Resolução TRF2-RSP-2013/00056 no final de 2013, que definiu um novo modelo de governança e funcionamento das áreas de Tecnologia da Informação na 2ª região.
        Antes, era comum as unidades de TI acabarem alocando recursos para o atendimento de demandas idênticas, porém cada uma sendo tratada no âmbito do respectivo órgão, ou seja, o mesmo trabalho sendo feito mais de uma vez, às vezes simultaneamente.
 
         Hoje, porém, a palavra mais usada dentro das áreas de TI é “regionalização”. Com sistemas e serviços únicos, regionais, é possível otimizar os recursos humanos e financeiros disponíveis, que podem ser alocados para atender outras necessidades de informatização.
 
Pioneirismo
         Desde 1997, o TRF2, de forma pioneira, passou a contar com um  sistema de resposta audível (teleatendimento), que já permitia a qualquer usuário que dispunha de um aparelho telefônico ou de fac-símile acesso ao atendimento dos processos judiciais de forma interativa.
 
          Com a adoção do teleatendimento, o tribunal, já naquela época, deu uma importante contribuição à prestação jurisdicional, na medida em que facilitou o trabalho dos advogados que passaram a dispor de considerável facilidade no acompanhamento dos seus processos, dispensando o deslocamento ao órgão de justiça e evitando, desse modo, o congestionamento nas filas para o atendimento nos balcões e terminais para consultas.
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