JFES celebra o dia mundial do meio ambiente com ações que ajudam a preservá-lo*

Publicado em 03/06/2015

Neste mês de junho, no dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data serve para lembrarmos o quanto ele é importante para a nossa própria sobrevivência. Pensando nisso, com a ajuda das seções de Manutenção (Seman) e de Serviços Gerais (Seseg), ambas vinculadas ao Núcleo de Obras e Manutenção (NOM), lembramos algumas ações que estão sendo desenvolvidas aqui na Seccional capixaba que auxiliam na sua preservação.

Consumo de água

Dentre as boas notícias que trazemos, a primeira delas é que o consumo de água na Justiça Federal caiu pela metade. Com ações simples, conseguimos uma economia expressiva de água no primeiro semestre deste ano. O consumo de maio de 2015 chegou a quase 50% em comparação com novembro de 2014.
Contribuíram para esse resultado tão positivo as ações de economia implantadas pelo NOM, a partir de iniciativas dos colegas das Seman e da Seseg, como:

– redução em 50% da rega da grama;

– suspensão da limpeza de caixas d’água no período de escassez;

– limpeza de pisos com panos úmidos em lugar de lavagem;

– limitação de tempo de abertura nas torneiras automáticas;

– regulagem permanente das caixas de descarga.

Para que essas medidas fossem realmente efetivas, foi fundamental o envolvimento e a dedicação das equipes de limpeza, jardinagem e manutenção predial. Lembrando que sua adoção não impediu que os jardins da sede fossem regados e florescessem.

Novas ações em andamento

Além das medidas já adotadas, o NOM estuda a viabilidade da implantação de sistemas de irrigação automática e aproveitamento de água de chuva no prédio sede.

Serra

Essa ação já será possível no novo prédio que abrigará a sede da Vara Federal de Serra, que está com o andamento acima do previsto. Assim, no primeiro semestre de 2016 teremos nosso primeiro prédio com aproveitamento de água de chuva.

Cidade Alta

Outra notícia importante é que a SJES recebeu recursos para a modernização do prédio do Arquivo Judicial (antiga sede da Justiça Federal na Cidade Alta) em 2015. Estão previstas a troca do sistema de ar condicionado por outro bem mais eficiente, a modernização dos elevadores, a reforma da fachada, a pintura de áreas comuns, a colocação de grades em janelas críticas, a impermeabilização, a ampliação do sistema de detecção de incêndio e a aquisição de uma nova subestação de menor porte para redução na conta de energia.

*Fonte: Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas da JFES

Compartilhar: