JFRJ desenvolve software livre*

Publicado em 16/07/2012

        Instituições públicas, empresas privadas e estudantes podem baixar gratuitamente, pela internet, o sistema de gerenciamento de documentos administrativos.
        O Sistema Integrado de Gestão Administrativa –  SIGA-DOC, desenvolvido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, tornou-se um software livre e de código aberto para gerenciamento de documentos administrativos.
        Instituições públicas, empresas privadas, estudantes de informática ou qualquer outro interessado podem baixar gratuitamente o sistema pela internet e alterá-lo livremente.
        O SIGA-DOC permite que todos os documentos administrativos tenham tramitação exclusivamente eletrônica. Tornar o sistema livre, aberto e público permite a  redução dos custos para a instituição que vai adaptar o sistema para seu ambiente de trabalho. Como o código é aberto, a readaptação evita  duplicidade de trabalho e produz economia de tempo. Outra vantagem é facilitar a transferência e as atualizações do software por parte das instituições que o adotarem.
 
Contribuições de outros órgãos
 
        O Tribunal de Justiça do Pará, TRF da 3ª Região e o Conselho da Justiça Federal já utilizam o SIGA-DOC como ferramenta de gerenciamento de documentos administrativos. O Tribunal de Justiça da Bahia, do Rio de Janeiro e do Amazonas, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), também já demonstraram interesse em adotar o sistema.
 
Baixe o SIGA-DOC pelo link http://code.google.com/p/projeto-siga/
 
*Fonte: Assessoria de Imprensa – JFRJ
Compartilhar: