José Neiva e Ferreira Neves são homenageados no Plenário do TRF2

Publicado em 13/09/2010

         Em uma concorrida sessão plenária, o TRF2 realizou, no dia 13 de setembro, solenidade de homenagem às posses de José Antônio Lisboa Neiva e José Ferreira Neves Neto como seus mais novos componentes. O evento foi conduzido pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Paulo Espirito Santo e contou com a presença de servidores, familiares e convidados dos empossandos, além de diversas autoridades, como o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador Aluísio Santos, o senador Régis Fichtner (que, na ocasião representou o governador Sérgio Cabral), o deputado federal Marcelo Itagiba, a procuradora-chefe substituta da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Silvana Batini, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Espírito Santo, o advogado Homero Mafra.
         O desembargador federal José Neiva assinou o termo de posse no dia 7 de junho. Nomeado para o cargo pelo critério de merecimento, ele ocupa a vaga deixada pela desembargadora federal Tania Heine, que se aposentou em 2009. Até então titular da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, José Neiva, ingressou na magistratura federal em março de 1993, após ser aprovado no 2º concurso para juiz federal substituto da 2ª Região. Antes disso, e desde 1991, o magistrado fora promotor de justiça do Rio de Janeiro.
         Já o desembargador federal Ferreira Neves tomou posse no dia 5 de julho, após ter sido nomeado para preeencher a vaga do desembargador federal Paulo Freitas Barata, que se aposentou este ano. As duas cerimônias de posse foram conduzidas pelo presidente do TRF2, desembargador federal Paulo Espirito Santo, em seu gabinete. Ferreira Neves ingressou na carreira judicante após ser aprovado, em 1987, no último concurso para juiz federal substituto realizado pelo Tribunal Federal de Recursos (TFR), extinto pela Constituição para dar lugar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e aos cinco TRFs. Até tomar posse no TRF2, ele foi titular da 1ª Vara Federal Cível de Vitória.
         Em breves discursos, os empossandos agradeceram aos presentes, aos seus familiares e aos amigos. Também, ambos fizeram menção à colaboração dos seus pares durante todo o percurso de suas carreiras: “Sou um aprendiz e devo muito aos magistrados. Homenageio neste momento os juízes, não só os do trabalho, os estaduais, os militares, mas em especial os juízes federais do Brasil, que são trabalhadores valiosos, probos e abnegados”, disse José Neiva. Ferreira Neves endossou as palavras do colega e completou: “Sinto-me muito honrado por ingressar nesta Corte”. Ele aproveitou o uso da palavra para ressaltar que o Judiciário e a imprensa, que informa a sociedade sobre sua atuação, devem aprimorar a relação: “Há uma dificuldade de comunicação entre o Judiciário e a sociedade. Circulam muitas notícias sobre nossas falhas, mas o povo sabe pouco da nossa atuação. Desconhece que o juiz leva processos para estudar em casa, abre mão de férias, de horas de descanso para dar conta do enorme volume de trabalho a seu cargo”.

José Neiva presta o juramento solene diante do presidente do TRF2 (à esquerda)
José Neiva presta o juramento solene diante do presidente do TRF2 (à esquerda)

Os desembargadores federais Frederico Gueiros e Salete Maccalóz conduzem Ferreira Neves (centro) para prestar o juramento

Os desembargadores federais Frederico Gueiros e Salete Maccalóz conduzem Ferreira Neves (centro) para prestar o juramento

Compartilhar: