Juízes da SJRJ participam de webinário do STJ sobre mudança climática, desmatamento e Agenda 2030 na terça-feira (22)

Publicado em 21/06/2021

Os juízes federais da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) Marcus Lívio Gomes e Ana Carolina Vieira de Carvalho participarão nesta terça-feira, 22/6, do webinário “Clima e Florestas Públicas – Agenda 2030”. O evento é uma realização em parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) e será transmitido ao vivo pelos canais do STJ e do CJF no YouTube. O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, fará a abertura do encontro.

Marcus Lívio Gomes, que também é secretário-especial do CNJ falará no primeiro painel, às 10 horas, sobre o tema “Mudança climática, florestas e Acordo de Paris. SireneJud”. O magistrado dividirá a mesa com a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes – CNJ e com o promotor de justiça Carlos Vinícius Alves Ribeiro, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). SireneJud, projeto conjunto do CNJ e do CNMP, é um painel interativo de dados ambientais criado para indicar com precisão o lugar de ocorrência dos danos ao meio ambiente discutidos em ações judiciais ou objeto de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Já no painel das 11 horas, intitulado “Meta 9 – Laboratórios em andamento – recorte ambiental”, Ana Carolina Vieira de Carvalho discorrerá sobre a atuação do Centro de Conciliação para Causas Complexas Ambientais do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (CCFCA/TRF2). Também comporão a mesa os juízes federais da 3ª Região (SP) Raecler Baldresca, Luciana Ortiz e Paulo Ricardo Arena Filho, o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo José Augusto Genofre Martins, e a assessora-chefe de Gestão Socioambiental do STJ Ketlin Feitosa.

Ainda na programação, falarão, também, a conselheira do CNJ Maria Teresa Uille Gomes; a representante da União Europeia com o Mercosul, ministra conselheira Beatriz Martins; e a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Gross.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Confira a programação do webinário.

 

Compartilhar: