Juízes substitutos empossados em março iniciam terceiro módulo do curso de formação inicial do TRF2

Publicado em 27/03/2015

        A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) iniciou na quinta-feira, dia 26 de março, o módulo III do Curso de Formação Inicial de Juízes Federais Substitutos. Coordenado pela juíza federal Adriana Cruz Alves dos Santos, os trinta magistrados recém-empossados pelo TRF2, que vão atuar em varas e juizados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, terão aulas até o dia 8 de abril sobre “Administração Judiciária e Gestão Administrativa de Pessoas”.
        O objetivo do módulo III é compreender os princípios e os aspectos da administração judiciária e da gestão de pessoas; conhecer os aspectos pertinentes à organização, funcionamento e administração das varas judiciais. As aulas abordarão, entre outros temas, “O juiz como gestor – por uma visão não atomizada da atuação jurisdicional”, “Inspeção e Correição – ênfase nas regras relativas à duração razoável do processo”, “A atuação do Juiz Distribuidor, Tabelar e Plantonista: regras e limites de atuação”, “Organização e funcionamento dos Juízos – Juizados Especiais Federais”, “A Questão Carcerária no Brasil” e “Organização e funcionamento dos Juízos – Varas Mistas”.
 
Estrutura
 
        A estrutura das aulas do Curso de Formação Inicial compreende 240 horas de matérias teóricas e 240 horas de prática jurisdicional supervisionada. O curso se divide em dez módulos, que incluem, entre outros, os temas de “Ética e deontologia. Relacionamento interpessoal e interinstitucional”,  “Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências criminais. Psicologia judiciária” e “Impactos ambientais, sociais e econômicos das decisões judiciais”.
        O Curso de Formação Inicial da Emarf está estruturado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho das Escolas de Magistratura Federal (Cemaf) e pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), vinculada ao STJ.
Compartilhar: