Justiça e Pensamento: “Os ‘ocupas’ como novas práticas de cidadania e luta por direitos no espaço urbano”

Publicado em 13/10/2015

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresentarão no dia 20 de outubro, terça-feira, no cinema do CCJF (av. Rio Branco nº 241, Cinelândia), às 18h, palestra sobre “Os ‘ocupas’ como novas práticas de cidadania e luta por direitos no espaço urbano”.

Na ocasião, o doutor em Direito, professor e coordenador do mestrado em Direito Constitucional da UFF, Enzo Bello, discutirá os “ocupas” enquanto modos inovadores de organização social, com práticas políticas específicas em termos de cidadania na luta por direitos. Será abordada a caracterização da cidade do Rio de Janeiro como o maior exemplo contemporâneo de produção de novas subjetividades e práticas de cidadania, tendo em vista as reformas urbanas que tem sofrido em razão dos preparativos para os megaeventos esportivos internacionais. A coordenação do evento ficará a cargo de Fernanda Duarte (Juíza federal, professora do PPGD/Unesa e UFF e pesquisadora do INCT-InEAC/UFF).

O encontro será aberto ao público e as inscrições são gratuitas e feitas no local. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aos servidores do TRF2 e da SJRJ serão concedidas horas de capacitação. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.jus.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.

Justiça e Pensamento

O ciclo de palestras do projeto “Justiça e Pensamento” visa a aproximar os assuntos jurídicos do dia-a-dia das pessoas. Trabalhando temas relevantes que ajudem a pensar o mundo, os valores da sociedade e as instituições, a série conta com diversos palestrantes em apresentações mensais ao longo do ano.

O projeto tem como objetivo promover a integração do Poder Judiciário com os cidadãos e, por isso, é aberto a todos, além de magistrados, servidores do poder público e profissionais do direito.

As palestras têm entrada gratuita, com inscrições no local e contam ainda como horas de estágio para OAB e horas de capacitação para servidores do TRF2 e da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Compartilhar: