Justiça Federal da 2ª Região realiza workshops para implantação da meta 5

Publicado em 10/09/2010

        Proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos judiciais, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional  prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça são o foco das dez metas prioritárias que o  Judiciário deve atingir no ano de 2010.
        E a Justiça Federal, visando o cumprimento da Meta 5 – que trata da implantação de método de gerenciamento de  rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau, desenvolveu projeto,  coordenado em âmbito nacional pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), para implantar método de gerenciamento de rotinas nas suas unidades judiciárias, partindo de um piloto a ser realizado em varas federais que lidam com matéria cível.
        A idéia é a implantação de um método para promover o mapeamento, análise e melhoria nos processos de trabalho das  varas federais, com objetivo de melhorar a produtividade, promovendo a economia e a celeridade nos serviços da justiça.
        Na 2ª Região, a Justiça Federal  realizará, em uma primeira etapa, três workshops (dois no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo) que abordarão o  procedimento cível ordinário, desde o recebimento da petição inicial até o trânsito em julgado do processo ou a remessa ao  Tribunal. A intenção é que novos métodos de gerenciamento de rotina sejam implantados em pelo menos 50% das unidades  judiciárias de 1º grau até o final de 2010.
        Cada workshop terá a duração de 20 horas, sendo que 16 horas serão destinadas aos diretores de secretaria  das varas selecionadas e as quatro horas finais serão destinadas à validação do trabalho pelos juízes.
        Após a realização dos workshops, será realizada avaliação, a fim de se verificar as propostas levantadas, a forma de envolvimento das demais varas federais, assim como a possibilidade de consolidação dos novos procedimentos em  nível regional e, posteriormente, em nível nacional.
        Por enquanto, só a Justiça Federal de primeiro grau (51 Varas Federais localizadas no Estado do Rio de Janeiro e 10 Varas Federais localizadas no Espírito Santo) será alvo deste treinamento que está previsto para ser realizado  nos dias úteis entre os dias 20 e 27 de setembro, no auditório da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, na Av. Rio Branco, 243,  no Centro, e entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no auditório da Seção Judiciária do Espírito Santo, na rua São Francisco, 52, Cidade Alta, Vitória.

Compartilhar: