Justiça Federal da Segunda Região realiza primeira oficina do programa “Conhecendo a Constituição”

Publicado em 22/07/2013

           Na manhã da sexta-feira, 19 de julho, a Justiça Federal da Segunda Região realizou a primeira oficina do programa “Conhecendo a Constituição”, na sede do projeto “Justiça Comunitária”, na Cidade de Deus. Nessa primeira edição,  a iniciativa da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo tem como público-alvo as agentes comunitárias da comunidade localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, que são moradoras do local e integram a rede formada pelo Justiça Comunitária. O projeto é fruto de parceira entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado de Ação Social e Direitos Humanos fluminense.
       O programa da Justiça Federal é composto de três oficinas. A inaugural, conduzida pelo juiz federal Vladimir Vitovsky, apresentou o  “Panorama da Constituição Federal” e incluiu a história da principal lei brasileira, explicações sobre os princípios e direitos fundamentais e a participação popular no processo legislativo. Exercícios e atividades em grupo foram sugeridos em cada tópico abordado, para ajudar a fixar os conteúdos e a orientar as reflexões sobre os temas propostos.
        O principal objetivo do “Conhecendo a Constituição ” é disseminar informações na população das comunidades sobre nossa Carta Magna, que em outubro completará 25 anos de existência. A experiência de aproximar o Judiciário do povo foi muito bem recebida pelas agentes, que prestaram muita atenção às orientações do magistrado, além de participarem com interesse para tirarem suas dúvidas.
         O momento mais emocionante da palestra ocorreu quando as cooperadoras da “Justiça Comunitária” leram, em uníssono, o caput do artigo quinto da Constituição Federal, demonstrando que a iniciativa do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em aproximar a justiça do cidadão vem colhendo bons resultados.
       As próximas oficinas do programa “Conhecendo a Constituição”  aprofundarão o estudo dos direitos fundamentais e introduzirão o debate sobre a ordem social na Constituição Federal.
As agentes comunitárias e Vladimir Vitovsky
As agentes comunitárias e Vladimir Vitovsky
Compartilhar: