Justiça Federal marca presença no sábado, 30, em evento na Cidade de Deus

Publicado em 25/04/2011

        O TRF2 participa no sábado, 30 de abril, de evento itinerante que será realizado na futura Casa de Direitos, na Cidade de Deus (Zona Oeste do Rio). O projeto é fruto do Acordo de Cooperação nº 1, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério da Justiça, o TRF2 e outras instituições, como o TRT da capital fluminense, o Tribunal de Justiça, as Defensorias Públicas da União e do Rio de Janeiro e o Ministério Público. A proposta é oferecer à população de comunidades pacificadas serviços como os prestados pelos juizados especiais, bem como assistência jurídica gratuita. 
        No caso do TRF2, o trabalho, que será conduzido pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região, inclui a participação de um magistrado, que estará de plantão para esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre questões julgadas pelo Judiciário Federal, como, entre várias outras, as que envolvem a concessão de benefícios da Previdência, o FGTS, o financiamento da casa própria pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e contas da Caixa Econômica Federal. 
        Além disso, será apresentado o projeto “Conhecendo a SJRJ”, criado pela primeira instância da Justiça Federal do Rio, para alunos do ensino médio. Os alunos passam uma tarde no fórum da Avenida Rio Branco, na Cinelândia, e aprendem sobre a estrutura e o funcionamento da instituição,  bem como sobre o seu papel social. A programação conta com uma conversa bem dinâmica com um juiz federal, simulação de uma audiência judicial, visita guiada ao Centro Cultural Justiça Federal e lanche. 
        Entre o material distribuído, estão exemplares da Constituição Federal para os estudantes e um DVD institucional para o educador responsável, com o qual o professor poderá aprofundar na sala de aula as informações recebidas. O transporte para o trecho Escola – Justiça Federal – Escola fica por conta do projeto Conhecendo a SJRJ, que, para isso, firmou parceria com a Fetranspor. Após a visita,  são conferidos certificados de participação. Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones 3218-9736, 3218-9737 ou pelo e-mail tsserep@jfrj.jus.br.
        O evento da Casa de Direitos será realizado das 10 às 18 horas, na Rua Noé, altura da Travessa Tessalônica, em frente ao Centro de Referência da Juventude. A solenidade de abertura está marcada para as 11h30, e tem confirmada a presença de diversas autoridades, como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a presidente do TRF 2, desembargadora federal Maria Helena Cisne.
Compartilhar: