Justiça Federal promove encontro para avaliar estratégia dos próximos cinco anos*

Publicado em 26/08/2015

Apresentar e analisar a situação dos projetos estratégicos da Justiça Federal para os próximos cinco anos. Esse é o principal objetivo do I Encontro Executando a Estratégia da Justiça Federal, que acontecerá na próxima quinta-feira (27), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento será aberto à imprensa, a partir das 13h30.

O encontro é essencial para ajustar os planos e as ações da Justiça Federal para até 2020, com vistas na melhoria da prestação judicial. “A troca de informações que o evento propicia nos dá condições de avaliar os limites que a realidade nos impõe e que o planejamento nos desafia a vencer”, acredita o secretário-geral do CJF, juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos.

Estarão presentes no encontro presidentes, corregedores e diretores-gerais dos cinco tribunais regionais federais; bem como diretores de foro, assessores, representantes das áreas de orçamento e estatística, gestores de projetos estratégicos, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe).

Programação do encontro

A abertura do evento está marcada para as 13h30 e será feita pela vice-presidente do CJF, ministra Laurita Vaz. Logo depois, acontece a apresentação da situação de implantação das metas e projetos estratégicos nacionais e um balanço dos trabalhos das oficinas temáticas. Na sequência, os presidentes dos TRFs falarão sobre os desafios da Justiça Federal para os próximos anos. Ao final do evento, os participantes assinarão a primeira carta de compromissos para uma Justiça Federal acessível, rápida e efetiva.

O secretário de Estratégia e Governança do CJF, Ivan Bonifacio, espera que o encontro aponte melhorias na estratégia em curso e ajude a identificar os pontos de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento de desempenho. “Para que a gente faça uma boa gestão, é preciso que tenhamos informações consolidadas e confiáveis”, disse. A ideia, segundo ele, é que o encontro impulsione a execução das metas. “Com essa avaliação iremos saber exatamente em que pontos estamos e o que falta para chegar ao final do ano com as metas cumpridas e, quem sabe, até superadas”, concluiu.

Metas para 2015

Para este ano, as cinco regiões da Justiça Federal foram incumbidas de realizar 13 metas, entre as quais se destacam: julgar ações coletivas em até três anos; solucionar, em até dois anos, ações de improbidade, crimes contra a Administração Pública, bem como os relacionados ao tráfico de pessoas e à exploração sexual; aumentar o número de conciliações em relação ao apurado em 2014.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CJF no YouTube: www.youtube.com/CJF.

*Fonte: CJF

Compartilhar: