Livro em homenagem à ministra Assusete Magalhães é lançado na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Publicado em 23/08/2023

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, que é um dos coautores do livro intitulado “Repensar a Justiça – Estudos em homenagem à Ministra Assusete Magalhães”, participou do evento de lançamento, no último dia 22 de agosto de 2023, representando o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A obra conta com a contribuição de diversos membros da corte: a ministra Isabel Gallotti e o ministro Reynaldo Soares da Fonseca coordenaram o projeto, enquanto o prefácio foi escrito pelo ministro Mauro Campbell Marques. A imagem da fachada do tribunal na capa é uma fotografia do ministro Sebastião Reis Junior, apresentando a obra “Floresta Imaginária” da artista Marianne Peretti.

O livro é constituído por 59 artigos escritos por ministras e ministros do STJ, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal de Contas da União. Além disso, conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas do direito. A organização do livro foi realizada por Bianca Heringer, Grace Monteiro, Palmira Santiago e Rejane Rocha.

 

Na foto, Assusete Magalhães e Aluisio Mendes
Assusete Magalhães e Aluisio Mendes

 

Assusete Magalhães

Assusete Magalhães, presente no STJ desde 2012, é membro da Primeira Seção e da Segunda Turma, além de presidir a Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas (Cogepac) do tribunal. Antes de sua posição como ministra, exerceu o papel de advogada e atuou como procuradora no Instituto Nacional do Seguro Social e na Procuradoria da República.

Foi uma pioneira, sendo a primeira mulher a se tornar juíza federal em Minas Gerais e a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do estado. Também se tornou a primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ocupando também o cargo inédito de corregedora. Sua nomeação em 2012 a tornou a sétima mulher a integrar o STJ.

 

Compartilhar: