Magistrados da Segunda Região são homenageados na Semana do Soldado

Publicado em 25/08/2023

O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e o vice-presidente da Corte, desembargador federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, foram agraciados na manhã do dia 25/8 com a Medalha do Pacificador, conferida pelo Exército Brasileiro na data em que se comemora o aniversário de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

A honraria do presidente Calmon foi entregue em solenidade realizada na sede do Comando Militar do Leste (CML), no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi homenageado com a Medalha do Exército Brasileiro, o desembargador federal André Fontes, que compõe a Quinta Turma Especializada do TRF2.

 

O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, foi agraciado com a Medalha do Pacificador.
O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, foi agraciado com a Medalha do Pacificador

 

Em pé, o desembargador André Fontes, que foi homenageado com a Medalha do Exército Brasileiro.
Desembargador André Fontes foi homenageado com a Medalha do Exército Brasileiro

 

Já o vice-presidente Aluisio Mendes, participou de cerimônia do Dia do Soldado, no Palanque Monumental do Quartel-General do Exército – SMU, no Distrito Federal.

 

Em pé, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, desembargador Aluisio Mendes, José Mucio Monteiro Filho (Ministro da Defesa), Almirante Marcos Sampaio Olsen e Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
José Mucio Monteiro Filho (Ministro da Defesa), Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva (Comandante do Exército), Marcos Sampaio Olsen (Comandante da Marinha), Marcelo Kanitz Damasceno (Comandante da Aeronáutica) e o agraciado

 

A Medalha do Pacificador foi cunhada em 1953, como parte das comemorações pelos 150 anos de nascimento do Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. Com ela são condecorados, desde 1955, militares e civis nacionais ou estrangeiros. A condecoração é conferida em reconhecimento por serviços prestados ao Exército brasileiro, que tenham contribuído para a elevação do prestígio da instituição ou para o desenvolvimento das relações de amizade entre o Exército brasileiro e os de outras nações.

Já a Medalha Exército Brasileiro, destina-se a distinguir personalidades brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas Organizações Militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

No dia 24, presidente do TRF2 foi agraciado com a Medalha Marechal Zenóbio da Costa

Na última quinta-feira, dia 24/8, o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, foi agraciado, em cerimônia no 1º Batalhão de Polícia do Exército – “Batalhão Marechal Zenóbio da Costa”, na Tijuca, Zona Norte do Rio, com a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, idealizador da Polícia do Exército no Brasil. A comenda ao magistrado foi concedida pelo Tenente-Coronel Gustavo Andrade de Lima, tendo em vista os relevantes serviços prestados ao 1º BPE.

 

Em pé, o presidente do TRF2, Guilherme Calmon, em cerimônia no 1º Batalhão de Polícia do Exército.
Cerimônia no 1º Batalhão de Polícia do Exército

 

Foto da cerimônia no 1º Batalhão de Polícia do Exército.
Cerimônia no 1º Batalhão de Polícia do Exército

 

Guilherme Calmon recebe a Medalha Marechal Zenóbio da Costa.
Guilherme Calmon recebe a Medalha Marechal Zenóbio da Costa

 

Compartilhar: