Magistrados participam de Curso de Formação de Formadores sobre comportamento judicial

Publicado em 24/09/2019

Nos dias 19 e 20 deste mês, ocorreu o Curso de Formação de Formadores Nível 2 da Emarf, com foco no comportamento judicial. O desenvolvimento do curso visou a criar condições para que os magistrados formadores desenvolvessem os conhecimentos teórico-práticos que viabilizassem condições para organizar o planejamento de ações educativas com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos, com a abordagem transversal da Hermenêutica e do Comportamento do juiz.

Deste modo, nas suas ações formativas, o magistrado formador deverá explorar os elementos jurídicos e extrajurídicos que interferem na formação dos entendimentos judiciais no contexto da democracia constitucional.  Isto é, nas ações formativas, o formador deverá explorar e debater de que forma o Direito, as emoções, a ideologia, o desenho institucional, a opinião pública e a mídia interferem no comportamento dos juízes.

Seguindo esse propósito, o curso abarcou um conjunto reflexões atinentes aos fatores que intervêm no comportamento judicial sob o enfoque da engenharia institucional do Estado e de suas interações com os atores sociais, enfrentando discussões cruciais para a compreensão e a reflexão crítica dos juízes a respeito da própria função.

Ao final, os magistrados formadores deverão ser capazes de realizar ações de formação identificando, debatendo e refletindo criticamente sobre os diversos elementos que influenciam o comportamento judicial.

 

Magistrados no Curso de Formação de Formadores da Emarf

 

Compartilhar: