Mais de 15 mil pessoas passaram pela exposição “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado” no CCJF*

Publicado em 28/11/2023

A mostra fotográfica foi exibida gratuitamente no Centro Cultural entre os dias 3 de outubro a 12 de novembro

Entre os dias 3 de outubro e 12 de novembro deste ano, 15.320 pessoas passaram pela mostra fotográfica “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado” exibida no hall de entrada do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro (RJ), no período. A exposição ainda pode ser visitada virtualmente no Portal do Conselho da Justiça Federal (CJF).

 

 

Organizada pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal, com a colaboração dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das sessões judiciárias, e executada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do CJF, a mostra apresentou, sob os pontos de vista arquitetônico, social, cultural e econômico, a história da evolução da Justiça Federal e revelou a diversidade do povo brasileiro, que conta com a Justiça para fazer valer os seus direitos e a democracia.

Por meio de 64 imagens de cidadãos brasileiros, “Quem é o Jurisdicionado” retratou a luta da população na busca por justiça. Já “Casas da Justiça” trouxe, em 59 fotos coloridas, uma linha do tempo das instalações dos órgãos da Justiça Federal, ou seja, desde as construções dos prédios de fóruns, tribunais e seções judiciárias até os dias de hoje.

Durante a visita à mostra no CCJF, o público também pôde conferir os episódios do podcast “Decisões Paradigmáticas”, que reúne narrativas de julgados relevantes da Justiça Federal nas seis Regiões para a construção da cidadania e o fortalecimento das instituições democráticas nos 35 anos da Constituição da República.

Projeto

A exposição integra o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, realizado entre 24 de abril a 28 de outubro de 2023, em comemoração às três décadas e meia da Carta Magna de 1988.

O conjunto de celebrações teve por objetivo registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, o combate às desigualdades e a promoção da paz social, além de provocar discussões sobre as conquistas e desafios futuros.

Para mais informações, acesse a página do projeto.

*Com informações do CJF

Compartilhar: