Marcus Abraham é o mais novo integrante do TRF2

Publicado em 10/10/2012

        A presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, empossou hoje, 10 de outubro, o mais novo componente da Corte. O procurador da Fazenda Nacional Marcus Abraham assume no Tribunal a vaga destinada ao quinto constitucional deixada por Francisco Pizzolante, falecido em 2009.
         Marcus Abraham é professor de Direito Financeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde obteve o título de doutor em Direito Público, em 2005. O agora magistrado é também  mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (2000).
         Na solenidade ocorrida no gabinete da Presidência e prestigiada por diversas autoridades e pela família do empossando, Maria Helena Cisne alertou o novo integrante da segunda instância do Judiciário Federal a estar preparado para sofrer muitas exigências. Ela afirmou que o juiz deve ter sabedoria para compreender o espírito das leis, coragem para enfrentar os eventuais descontentamentos das partes, bondade para identificar as esperanças e anseios por trás de cada processo, criatividade para descobrir formas de fazer justiça, e imparcialidade, para decidir em conformidade com a lei e o direito sem se deixar influenciar por sentimentos e crenças pessoais: “Vossa Excelência pode ter certeza de que está sendo incorporado a um tribunal sério, formado por juízes dignos. Para nós, é uma honra recebê-lo. O senhor já provou reunir os méritos necessários, a técnica e o conhecimento para estar aqui”.
         Entre os que também discursaram na posse, o procurador regional da Procuradoria da Fazenda Nacional na Segunda Região, Agostinho do Nascimento Netto, onde Marcus Abraham atuou de 2004 até hoje, destacou a “excelência profissional e, sobretudo, a honestidade” do novo desembargador federal.
        Agradecendo as palavras que lhe foram dirigidas, Marcus Abraham afirmou que a nomeação para o TRF2 representa uma grande conquista em sua trajetória, que não teria sido possível sem o apoio e a orientação da família e dos amigos. Ele ainda ressaltou que se empenhará por realizar seu trabalho “com seriedade, comprometimento e humanidade”.

Maria Helena Cisne, Marcus Abraham e a família do novo magistrado: a mãe, Clara, o sobrinho Guilherme,  o pai, Herman, a irmã, Patrícia, e a noiva, Mariana Balaciano
Maria Helena Cisne, Marcus Abraham e a família do novo magistrado: a mãe, Clara, o sobrinho Guilherme,  o pai, Herman, a irmã, Patrícia, e a noiva, Mariana Balaciano

Compartilhar: