Médico especialista apresenta palestra no CCJF sobre como evitar o câncer de intestino

Publicado em 14/09/2010

        O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresentaram no dia 14 de setembro, no Teatro do CCJF, no centro do Rio, palestra integrante da série “Justiça e Pensamento” sobre o tema “Evitando o câncer de intestino: qual o tamanho do problema e o que fazer”.
        Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, diretor da Clínica de Saúde Intestinal, e médico com especialidade em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica – pelo Instituto Nacional de Câncer (INCa) – e em Cirurgia Colorretal (Coloproctologia) – pela Cleveland Clinic -, Pedro Basilio, abordou a questão.
        A palestra trouxe informações sobre a incidência de câncer de intestino no Brasil e no mundo. “No Brasil estima-se que, apenas em 2010, cerca de 28 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de intestino”, explicou o especialista, que alertou ainda para a importância do diagnóstico precoce para se garantir uma sobrevida de qualidade: “93% dos pacientes diagnosticados precocemente apresentam uma sobrevida de qualidade por pelo menos cinco anos”, frisou Pedro Basílio.
        Em seguida, o palestrante explicou os fatores de risco, os métodos de prevenção, as formas de diagnóstico precoce e as formas de tratamento para o câncer de intestino.”A obesidade, o sedentarismo e uma dieta com alto teor de gordura e baixo teor de frutas, vegetais e cálcio contribuem, e muito, além de, é claro, uma história familiar de câncer na família, para o aparecimento da doença”, alertou. No entanto – continuou -, “a prevenção, através de uma dieta equilibrada, uma atividade física regular e a conscientização de que a partir dos 40 anos – para quem tem história familiar de câncer – ou a partir dos 50 anos – para a população em geral -, a pessoa deve ser examinada por um médico a fim de rastrear a doença, através de pesquisa de sangue oculto nas fezes e, dependo do resultado, do exame de colonoscopia (Exame por dentro de todo intestino com visão direta, o que permite fazer coleta de material para biópsia ou a retirada de pólipos) é a melhor estratégia de luta contra o câncer de intestino”, explicou.
        A organização do evento ficou a cargo da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).
 
Justiça e Pensamento
 
        O ciclo de palestras do projeto “Justiça e Pensamento” visa a aproximar os assuntos jurídicos do dia-a-dia das pessoas. Trabalhando temas relevantes que ajudem a pensar o mundo, os valores da sociedade e as instituições, a série conta com diversos palestrantes em apresentações mensais ao longo do ano.
        O projeto tem como objetivo promover a integração do Poder Judiciário com os cidadãos e, por isso, é aberto a todos, além de magistrados, servidores do poder público e profissionais do direito.
        As palestras têm entrada gratuita, com inscrições no local e contam ainda como horas de estágio para OAB e horas de capacitação para servidores do TRF2 e da Sessão Judiciária do Rio de Janeiro.
Compartilhar: