Ministra Ellen Gracie profere Aula Magna no encerramento de atividade da Emarf*

Publicado em 23/06/2017

As conquistas do Judiciário na seara do Direito Internacional pautaram a palestra da ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie Northfleet a magistrados do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) nesta sexta-feira, 23 de junho. A Aula Magna aconteceu no auditório do Foro da Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro e marcou o encerramento das atividades letivas da Comissão de Direito Internacional da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf).

Abordando o tema “O Direito Internacional na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, a ministra Ellen Gracie elaborou um retrospecto sobre juristas que já passaram pelo STF e desempenharam papel importante ao “harmonizar tendências” entre as práticas do Direito Nacional e Internacional. Entre os nomes destacados pela magistrada estiveram o do ex-presidente Epitácio Pessoa e do ministro Francisco Rezek, além de membros da atual formação do Supremo como os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Celso de Mello, que têm experiências internacionais no currículo.

Cerca de 50 magistrados assistiram à Aula Magna. Os desembargadores federais Guilherme Calmon e Alcides Martins compuseram a mesa. O juiz federal Theophilo Antonio Miguel Filho, coordenador do curso e da Comissão de Direito Internacional da Emarf, recepcionou a ministra e fez a abertura do evento.

A partir da esquerda: Guilherme Calmon, Ellen Gracie e Alcides Martins
A partir da esquerda: Guilherme Calmon, Ellen Gracie e Alcides Martins

 

*Fonte: Núcleo de Comunicação Social da JFRJ

Compartilhar: