Nota de pêsames

Publicado em 15/10/2020

“É com muito pesar que a 3ª Seção do Tribunal Regional Federal da 2ª Região registra o falecimento do Professor Theophilo de Azeredo Santos, da faculdade de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O direito comercial perde uma das suas principais referências no Brasil, tendo lecionado por mais de três décadas na UERJ, sendo pioneiro em temas tais como a arbitragem, os títulos de crédito, falências e concordatas, além de questões referentes ao direito do consumidor.

Na sua trajetória acadêmica, Professor Theophilo foi ainda Professor titular da Universidade Estácio de Sá, tendo obtido sua livre docência em 1965 na UERJ. Entre seus livros mais destacados, encontram-se “A reforma da Lei de Falências e os direitos trabalhistas”, “Manual de direito comercial”, “A ética na vida empresarial”, “Novos estudos de direito comercial: em homenagem a Celso Barbi Filho”, “Manual de títulos de crédito” e “Direito da navegação marítima e aérea”.

Professor Theophilo ainda teve atuação destacada como Presidente do Instituto dos Advogados brasileiros (IAB), da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC) e do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

Muitas gerações terão oportunidade de seguir os ensinamentos e o exemplo de seu Mestre. Resta transmitir nosso reconhecimento, amizade e condolências à esposa, aos filhos, netos (e demais familiares) e vários amigos (e eternos alunos) do Professor Theophilo de Azeredo Santos.”

Desembargador Aluisio Gonçalves de Castro Mendes
Presidente da 3ª Seção Especializada do TRF da 2ª Região

Compartilhar: