Nota de pesar: Desembargadora Federal Salete Maccalóz

Publicado em 02/02/2017

O Tribunal Regional Federal – 2ª Região comunica, com grande pesar, o falecimento da Excelentíssima Desembargadora Federal Salete Maria Polita Maccalóz, ocorrido na manhã do dia 2 de fevereiro de 2017. Em nome dos magistrados e servidores da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da 2ª Região, o presidente do TRF2, Desembargador Federal Poul Erik Dyrlund, expressa sua solidariedade com os sentimentos dos familiares e amigos da insigne magistrada.

O  velório será realizado na Capela 1 do Cemitério São João Batista, na sexta-feira, 3 de fevereiro, das 9 às 13 horas. O sepultamento será executado no Rio Grande do Sul, Estado natal da desembargadora. O Cemitério São João Batista está localizado na Rua Real Grandeza, sem número, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

Natural da cidade gaúcha de Soledade, Salete Maccalóz tinha setenta anos de idade. Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais  da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul em 1972, a magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura Universidade Federal do Rio de Janeiro. Salete Maccalóz foi ainda docente da UFRJ, da PUC/RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A desembargadora iniciou sua carreira em 1976, em Porto Alegre, onde exerceu a advocacia. Em 1987, ela ingressou na Justiça Federal, após ser aprovada no quinto concurso realizado pelo extinto Tribunal Federal de Recursos, transformado pela Constituição Federal de 1988 nos cinco Tribunais Regionais Federais. Em 2008, tomou posse como desembargadora federal do TRF2, onde compôs e presidiu as 3ª e 7ª Turmas Especializadas. Além disso, Salete Maccalóz foi corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região no biênio 2013/2015. Atualmente, a desembargadora integrava a 6ª Turma Especializada do TRF2.

Compartilhar: