Nova gestão do Centro Cultural Justiça Federal traz ex-diretora do CTAv e ex-diretor cultural do MAR

Publicado em 07/05/2021

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região deu posse no Rio de Janeiro à nova gestão do Centro Cultural Justiça Federal, composta pela diretora geral, a desembargadora federal Simone Schreiber, pela diretora executiva Daniela Pfeiffer, e pelo assessor institucional, Evandro Salles. O foco da instituição será cultura como atividade essencial e direito fundamental.

A desembargadora federal Simone Schreiber, que assume a Direção Geral do CCJF no biênio 2021-2023, deseja dar novo fôlego à verdadeira vocação do espaço, um centro de produção e divulgação de atividades culturais, com tônica para artes audiovisuais, teatro, exposições, e apresentações musicais: “As dificuldades impostas pelo necessário confinamento devem ser superadas com criatividade. Em momentos trágicos como os que estamos vivendo não há como prescindir da Arte. Acredito que a Justiça Federal pode e deve fazer diferença no cenário cultural e artístico do Rio de Janeiro. Nosso Centro Cultural é um espaço único e não existe só para juízes e servidores da Justiça Federal. Muito pelo contrário, eu o vejo como espaço de cultura, que deve ser usufruído igualmente e democraticamente por todas e todos”. Para realizar o plano de ações no espaço, foram convidados dois nomes com grande experiência no cenário cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.

Daniela Pfeiffer, que assume a Direção Executiva do CCJF, é produtora e gestora cultural, mestre em Comunicação Social, com atuação no Segmento Audiovisual reconhecida pelo Ministério da Cultura. Professora da Faculdade FACHA, possui 20 anos de experiência no setor cultural. Foi diretora do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, e diretora executiva do Cine Odeon.

Evandro Salles, que assume a Assessoria Institucional do CCJF, é artista e curador, mestre em Arte e Tecnologia, com notório saber em Arte reconhecido pela Universidade de Brasília. Foi diretor cultural do Museu de Arte do Rio – MAR, secretário adjunto de Cultura do Distrito Federal, e realizou nos últimos anos inúmeras exposições de artes visuais em museus e centros culturais pelo Brasil.

Centro Cultural Justiça Federal

Fundado em 2001, o CCJF é um espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras. Vinculado à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro. O prédio onde o Centro Cultural está localizado é tombado pelo IPHAN e foi projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, sendo um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.

Entre as atividades previstas para o biênio 2021-2023 estão a realização de seminários on-line e o apoio técnico a projetos de artes cênicas, artes visuais, fotografia, audiovisual e música, selecionados por meio dos Editais Anuais. Também faz parte do planejamento de ações uma interlocução com as principais instituições culturais do entorno da sede do CCJF, que formam o corredor cultural do Centro do Rio de Janeiro.

Nova Política Cultural

A chegada da nova gestão ao CCJF pretende usar a estrutura e as redes do CCJF, já consolidado como um espaço cultural de excelência, para ampliar o escopo de suas ações e o público alcançado. É um presente para a cidade do Rio de Janeiro, construindo uma imagem positiva da justiça como cultura, e reforçando vínculos de relacionamento com os arredores do Centro Cultural e as redes on-line, considerando o contexto de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

A nova diretora executiva do CCJF, Daniela Pfeiffer, disse ter ciência das limitações impostas pela pandemia, mas avaliou que muitas ações são viáveis buscando recursos e parcerias. Ela também afirmou que as atividades programadas deverão levar em conta o atual momento vivido pela sociedade: “A partir de um modelo de programação híbrido unindo o presencial ao on-line, acredito que podemos obter resultados positivos para o setor cultural e para a própria sociedade. O CCJF tem um potencial imenso a ser trabalhado, sendo muito relevante para a cultura e a sociedade brasileiras. Não queremos só programar atividades culturais, queremos funcionar como um espaço aberto de troca e interlocução com os artistas, produtores, e consumidores da cultura brasileira contribuindo para a construção de uma política cultural autêntica”.

Para o novo assessor institucional, Evandro Salles: “Em momento extremamente delicado para o circuito de arte e cultura da cidade, buscaremos abrigar a pluralidade de vozes do meio cultural e os movimentos e ações que buscam renovação de visões e meios da produção artística e cultural”.

O Centro Cultural Justiça Federal mantém a suspensão de suas atividades presenciais, como medida temporária de prevenção ao Covid-19. Enquanto isso, estão sendo realizadas ações on-line, além de serem disponibilizadas gravações de atividades que fazem parte do catálogo do CCJF.

Compartilhar: